texto rotativo

Quest: 63% dos baianos aprovam o governo de Jerônimo Rodrigues

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


Publicidade

 


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Escritor Laé de Souza ministra palestra para professores de Jequié






No dia 1º de março (sexta-feira), às 16h, o escritor e produtor cultural Laé de Souza irá ministrar uma palestra para dirigentes e professores de escolas municipais de Jequié, participantes do projeto de incentivo à leitura “Ler é Bom, Experimente!”.
Na ocasião, o autor abordará o tema “Experiências em Projetos de Leitura” transcorrendo sobre a sua experiência em quinze anos de projetos de incentivo à leitura e sobre as diversas etapas do projeto “Ler é Bom, Experimente!” que, com o apoio do Deputado Federal Roberto Britto, será desenvolvido nas escolas municipais de Jequié.
O público, formado por diretores, coordenadores e professores de língua portuguesa além de conhecer os vários projetos coordenados por Laé de Souza, terá a oportunidade de formular perguntas.
Participarão da palestra cerca de 800 educadores.


Sobre o projeto Ler é Bom, Experimente!

Ler é essencial para a formação do indivíduo. Embora essa premissa seja unanimidade entre educadores, os mecanismos de incentivo à leitura, no Brasil, ainda são muito escassos. A fim de proporcionar novas experiências com a literatura e reduzir o déficit literário no Brasil, o Grupo Projetos de Leitura criou há 12 anos o projeto “Ler é Bom, Experimente!”, aprovado pelo Ministério da Cultura e que tem o patrocínio do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE pelo sexto ano consecutivo.

Em 2013 participarão do projeto, que é dirigido ao público infantil, juvenil e adulto, cerca de 45 mil alunos de 400 escolas. De Jequié, serão 52 escolas, estimando-se o envolvimento de 8.000 estudantes. O trabalho consiste na doação de livros e desenvolvimento de atividades, a partir da leitura, por estudantes do 2º ano do ensino fundamental até o ensino médio. As escolas inscritas receberão de 38 a 304 livros de autoria de Laé de Souza, além de material de apoio como folhas pautadas para redação, questionários e, ainda, uma cartilha pedagógica para auxiliar o professor a executar as atividades dentro da sala de aula.

Após a execução das atividades sugeridas pelo projeto como adaptação dos textos para teatro, encenação e discussão dos temas, os alunos respondem a um questionário sobre os livros e desenvolvem textos baseados nas crônicas ou nas personagens. Os autores dos três melhores trabalhos recebem como prêmio outro livro de Laé de Souza.

Outra grande oportunidade do projeto, é que os alunos participantes, a partir do 6º ano, concorrem a ter o seu texto incluído no livro "As melhores crônicas dos projetos de leitura – Volume 5", que será lançado até novembro de 2013.





Para o coordenador do Grupo Projetos de Leitura, escritor Laé de Souza, nada desenvolve mais a capacidade verbal e de interpretação que a leitura de livros. “Os livros proporcionam um aprendizado leve, agradável e de forma natural. Pode-se observar que, ao final da leitura, os estudantes ficam enriquecidos com novas experiências, novas ideias, novo vocabulário, entre outras infinitas vantagens que essa prática pode oferecer.”                     

Livros do Projeto e atividades

Em 2013, o Projeto será desenvolvido com a utilização dos livros "Radar, o cãozinho", "Quinho e o seu cãozinho - Um cãozinho especial" e "Acontece...".  A escola poderá participar com até três classes, recebendo, como doação, exemplares desses títulos para todos os alunos.

A importância de Jequié participar do projeto

O projeto fortalece a educação municipal de Jequié por incentivar nos estudantes o hábito da leitura. Dentro de todo processo de ensino-aprendizagem a leitura é fundamental para a formação dos indivíduos e o caminho para a inclusão e o desenvolvimento social.

Sobre o Grupo Projetos de Leitura
O Grupo Projetos de Leitura iniciou seu trabalho em 1998 e tem seus projetos aprovados pelo Ministério da Cultura, além de contar com o apoio de patrocinadores, parceiros e com o envolvimento dos professores. Com sede em São Paulo, o grupo atua em todo o território nacional desenvolvendo projetos sem fins lucrativos, com o objetivo de vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: desenvolver o hábito da leitura.

Sobre o autor
Laé de Souza, jequieense radicado em São Paulo, é cronista, dramaturgo, produtor cultural, bacharel em Direito e Administração de Empresas, autor de vários projetos de incentivo à leitura e de livros infantis, juvenis e adultos, entre eles: “Acontece”, “Acredite se Quiser!”, a série “Quinho e o seu Cãozinho”, “Nos Bastidores do Cotidiano”, “Espiando o Mundo pela Fechadura”, “Coisas de Homem & Coisas de Mulher”.

Mais informações:
Em São Paulo: www.projetosdeleitura.com.br – (11) 2743-9491 – 2743-8400
Em Jequié: Giane Laé – (73) 9943-2214

Nenhum comentário: