A
Prefeitura Municipal de Jequié, por meio da Secretaria de Educação,
departamento pedagógico, está promovendo o I Encontro de Gestores da
Rede Municipal de Educação de Jequié. O evento teve inicio na manhã
desta quinta-feira (21/02/13), no prédio da Secretaria para 60 gestores
de escolas da rede de ensino municipal. O tema “Educando e transformando
Jequié”, tem o objetivo de contribuir com a qualidade dos estudos que
integram a equipe dos profissionais da educação das escolas públicas do
Município de Jequié na perspectiva da organização e construção de uma
gestão participativa.
Segundo
organizadores do encontro há uma grande importância da qualificação dos
gestores nesta nova visão educacional. São profissionais que estarão
empenhados em aprender a trabalhar com ações dos princípios da gestão
democrática, que se envolverão na organização administrativa, jurídica,
pedagógica, financeira das unidades escolares e tudo que perpassa as
ações da rotina das escolas. Esta é uma proposta de formação continuada
do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, ou seja,
ao longo do ano de 2013 serão organizados outros encontros para a
melhor capacitação deste profissional, com assuntos específicos enfocado
no seu desenvolvimento em cada unidade escolar de acordo com a sua
realidade.
O
evento é uma pré-jornada pedagógica para os gestores que sairão com
embasamento nas discussões e reflexões, assim como com o material a ser
utilizado na jornada pedagógica que acontecerá de 27 de fevereiro a
primeiro de março 2013.
A
nomenclatura “gestor escolar” é utilizada para substituir a antiga
definição de “diretor de escolar”, tendo agora mais responsabilidades.
Com as inovações dos órgãos que trabalham com o sistema educacional,
entende-se que os gestores terão responsabilidade sobre vários aspectos
dentro da escola, não só das ações pedagógico e administrativo, mais
tudo que está acontecendo dentro e fora do ambiente escolar, as
necessidades dos alunos e dos pais para um melhor convívio entre escola e
sua comunidade, bem como os aspectos socioeconômicos de cada localidade
onde está inserida a escola.
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