texto rotativo

Quest: 63% dos baianos aprovam o governo de Jerônimo Rodrigues

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


Publicidade

 


terça-feira, 11 de junho de 2013

Jequié sai da faixa de situação de risco de epidemia da dengue.



Segundo o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa), em Janeiro/2013 esse índice estava com a porcentagem de 5,5% e o mesmo caiu para 2,78% em Junho/2013, demonstrando que o município saiu da situação de risco de epidemia. O Ministério da Saúde considera como em situação de risco as cidades com índice superior a 3,9%. O LIRAa é uma das ferramentas utilizadas pela vigilância epidemiológica do município, para orientar as ações de controle da dengue, priorizando as áreas onde há maior infestação do mosquito transmissor da doença. 
De Janeiro/2013, até o momento, foram realizados 809 bloqueios de transmissão viral, com a utilização de máquinas costais, alcançando 19.991 imóveis. O primeiro ciclo de UBV pesado (fumacê) foi iniciado no dia 14 de janeiro, no bairro Jequiezinho, Casas populares, Urbis III, Pau ferro, sendo ampliado para o Mandacaru, Itaigara, Joaquim Romão, Posto Manoel Antonio, Mutirão do São Judas e Centro onde se concentram o maior número de casos, e será ampliado para outras localidades, conforme a necessidade. Na semana epidemiológica de nº 22, pode-se constatar que foram debelados os números de casos de dengue em 09 (nove) bairros, sendo eles Campo do América, Mandacaru, Centro, São Judas Tadeu, Cidade Nova, KM3, KM4, Curral Novo e São Luiz.
De acordo com a Diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Isabela Maia, os resultados mostram uma situação de controle sobre os casos de dengue no município. Mas, ela adverte que é preciso continuar e até intensificar as operações de combate à doença e as ações individuais de inspeções rotineiras pela população, para que os índices diminuam ainda mais. 
A Prefeitura Municipal de Jequié, por meio da Secretaria de Saúde / Departamento de Vigilância Epidemiológica, vem intensificando as ações de combate a Dengue e conquistando os resultados positivos que já são visíveis.