texto rotativo

Vende-se dois terrenos no loteamento Sol Nascente. Área de 360 metros quadrados ou individual 8X20. Contato 73 9 8816-0375

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Jequié BZM

 

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Delegação representa Jequié na 3ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial da Bahia em Salvador




Os delegados Maria Conceição Nunes Pimentel (Poder Executivo), Tiago Henrique Santos Batista (Poder Executivo), Ivanildes Moura dos Santos (Poder Executivo), Ana Maria dos Santos Trindade (Sociedade Civil), Laina Lopes Maciel (Sociedade Civil) e Saulo Santos Oliveira (Sociedade Civil) eleitos na 3ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Jequié, realizada nos dias 18 e 19 de julho, estiveram em Salvador representando o município, na 3ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, que aconteceu de 28 a 30 de agosto, no Gran Hotel Stella Maris, discutindo de forma democrática todas as questões que envolvem a promoção da igualdade racial no Estado. A missão da delegação foi defender as propostas aprovadas na conferência municipal. Participaram da Conferência Estadual mais de 400 delegados eleitos nas conferencias municipais realizadas no interior e capital.
A solenidade de abertura aconteceu na noite de quinta-feira (28) com a apresentação do Ilê Aiyê, e contou com a presença do Governador Jaques Wagner, do Secretário Chefe da Casa Civil, Rui Costa, do Secretário Estadual de Promoção da Igualdade Racial - SEPROMI, Elias Sampaio, da Ministra da Secretária Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR, Luiza Bairros, de representantes do Ministério Público e Defensoria Pública, de Conselheiros do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN-BA), Deputados Estaduais, Deputados Federais, dentre outras autoridades.
O governador Jaques Wagner, em seu pronunciamento, pontuou diversas ações do governo do estado para a promoção da igualdade racial, com destaque para as iniciativas que buscam acabar com pontos críticos, como a alta taxa de morte violenta dos jovens negros, como programa Pacto Pela Vida e a ampliação desse programa com a adesão ao Plano Juventude Viva. Segundo o governador, a criação da Secretaria de promoção da igualdade racial, em 2007, foi fundamental para a articulação de políticas nesse sentido. “Todas as secretarias estão integradas para desenvolver ações de combate ao racismo, à intolerância e à violência. Através de articulações, esses órgãos tem apresentado planos a todo tempo”, ressaltou o Governador.
A Conferência Magna "Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: Por uma Bahia Afirmativa", foi proferida pela Ministra Luiza Bairros. Em sua palestra, a Ministra afirmou que do ponto de vista político, a consciência racial se ampliou no Brasil. “Tanto isso é verdadeiro que o censo demográfico de 2010 foi capaz de capturar essa ampliação quando informou que 50,7% da população brasileira se declara negra no País. Antes a observação de que o país era de maioria negra ocorria empiricamente” disse a Ministra.
Na quinta-feira (29), os seis painéis temáticos foram abertos e com discussões durante a manhã e tarde. Em seguida, foi aberta as duas rodas de diálogos: “O Combate ao Racismo na Mídia” e “Direitos e Resistência nos Candomblés da Bahia”, com exibição do filme “O Cuidar nos terreiros”.
Ao som dos versos da música “Sorriso negro”, a III Conferência de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (Conepir), encerrou suas atividades elegendo os delegados que apresentarão em Brasília as propostas definidas nos seis painéis de debates que aconteceram durante o evento. Entre as propostas aprovadas na Conferência Municipal de Jequié e defendidas pela Delegação na Conferência Estadual, foram aprovadas: Promover formação continuada dos profissionais de educação na qualidade de multiplicadores, objetivando a base teórica metodológica que viabilize a educação étnica, possibilitando a efetivação da Lei 10.639/03, expandindo-a com ênfase na Educação Infantil e Ensino Superior; Fomentar e preservar as manifestações culturais dos diversos grupos étnicos raciais e ampliar sua visibilidade na mídia; Ampliar o Programa de Combate a Mortalidade materna entre as mulheres negras; Ampliar Política de acompanhamento e atendimento da Saúde da população negra, dentre outras.
Os delegados Tiago Henrique e Laína Maciel foram eleitos para representaremleitaieliqueas.pulação negra;  o município de Jequié e o Território Médio Rio de Contas a 3ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que acontecerá no mês de novembro em Brasília.
Para o delegado Tiago Henrique, foi um momento de democracia, importantíssimo para a cidade, levando à frente propostas para o combate ao racismo. “Todos nós delegados estávamos cientes da responsabilidade de representar os interesses de Jequié na elaboração de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial e para tal nos preparamos para defender as proposta e princípios que vão proporcionar a melhoria de vida de todos” afirmou.