A Prefeitura Municipal de Jequié, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, convoca os beneficiários do Programa Bolsa Família que não realizaram a atualização cadastral nos últimos dois anos para realizarem o recadastramento. O prazo vai até o dia 13 de dezembro deste ano.
A Gestora do Bolsa Família, Railda Pires, informa que a atualização cadastral é necessária apenas para as famílias que estão há mais de dois anos sem fazer o recadastramento. “Não é necessário que os beneficiários durmam nas filas, pois só precisam realizar a atualização os que receberam avisos nos extratos de pagamento, quando realizaram o saque do benefício no mês de julho ou carta do Ministério do Desenvolvimento Social, com orientações para procurar a sede do Bolsa Família em Jequié. A equipe de gestão do programa em Jequié realiza periodicamente triagens para identificar a necessidade de realizar a atualização. Temos uma relação que consta um numero pequeno de pessoas que precisam realizar o recadastramento”, disse a Gestora.
O recadastramento é um dos mecanismos de controle do Programa Bolsa Família. Qualquer alteração – como mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da freqüência escolar ou composição familiar – deve ser comunicada à Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, através da Coordenação Municipal do Programa Bolsa Família.
A atualização pode ser feita na sede de um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), localizados nos bairros da cidade. Caso a família, que há mais de dois anos não faz o recadastramento, não realize a atualização cadastral até o dia 13 de dezembro, ela terá o benefício bloqueado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Para a atualização cadastral, é necessário que o titular do cartão saque apresente original e cópia dos documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e certidão de casamento (caso possua) dos integrantes adultos da família; além de certidão de nascimento e cartão de vacina dos integrantes menores de seis anos; e certidão de nascimento e declaração de matrícula na escola para menores com idade entre sete e 17 anos e declaração do conselho tutelar ou termo de guarda para os responsáveis dos menores.