Secretário de Saúde Ivanilton Cerqueira |
A vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) está sendo disponibilizada pelo Ministério da Saúde a partir do dia 10 de março para meninas da faixa etária de 11 a 13 anos em todo país. Segundo o Governo Federal, a vacina estará disponível nos postos da rede pública durante todo o ano.
O Ministério da Saúde incentiva às secretarias estaduais e municipais de saúde que promovam, em parceria com as secretarias de educação, a vacinação em escolas públicas e privadas. Também está previsto reforço nas escolas municipais sobre a importância da vacina para adolescentes, pais e professores, com distribuição do Guia Prático sobre HPV. Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação.
Cada adolescente deverá se imunizar em três etapas para completar a proteção. A segunda dose é indicada seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Em 2015, a faixa etária da oferta da vacina será ampliada e passa a ser oferecida também para as adolescentes de 9 a 11 anos; já em 2016, às meninas de 9 anos. Ao estado da Bahia, serão enviadas 844,3 mil doses ao longo de 2014.