texto rotativo

Homem foi preso em flagrante em Jequié por crime de pornografia infantil

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


Publicidade

 


quarta-feira, 14 de maio de 2014

Crea-BA inaugura nova sede da Inspetoria nesta sexta-feira em Jequié

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) inaugura nesta sexta-feira (16), às 18h, a nova sede da Inspetoria de Jequié, a 365 km de Salvador. Funcionando há 32 anos no município, a inspetoria realiza cerca de 130 antedimentos mensais, entre eles, demandas como solicitações de registro de profissional e de carteiras.

A base de todo o desenvolvimento de Jequié está associada a pecuária e a agricultura, destacando-se na produção do cacau, café, cana-de-açúcar, maracujá, melancia, entre outros. A cidade também é conhecida por realizar um dos melhores São João da Bahia e pelo clima quente (os termômetros chegam a marcar mais de 40ºC no verão).


De acordo com a assistente administrativo da inspetoria de Jequié, Ieda Sampaio, há uma predominância da Engenharia Civil em detrimento a outras especialidades e na área técnica os de segurança do trabalho são maioria. O município possui aproximadamente 864 profissionais e 149 empresas registradas no Conselho.

Para Ieda Sampaio, a nova sede fortalecerá a imagem do Crea na região. Segundo ela, os profissionais e empresas já se mostram gratos pela mudança. “Tenho 20 anos de trabalho no Conselho e, já que passo a maior parte dos meus dias aqui, nada melhor do que estar em uma casa nova, com novos recursos. A localização é bastante agradável e certamente isso traz novos ares ao nosso coração”, destaca. Compõem a equipe da inspetoria um fiscal, um assistente administrativo e seis inspetores.

O presidente do Crea-BA, engenheiro mecânico Marco Amigo, afirmou que a nova sede de Jequié é fruto da proposta de interiorização do trabalho do Conselho. “A entrega desta nova sede reflete o nosso compromisso com os profissionais de Jequié e região, é a forma de proporcionar um melhor acesso dos profissionais ao Crea e também maior conforto e melhores condições de trabalho aos nossos funcionários”, reitera.

Abrangência – Aiquara, Apuarema, Cravolândia, Ibirataia, Ipiaú, Irajuba, Itagi, Itagibá, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jequié, Jitaúna, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Maracás, Planaltino e Santa Inês.

As inspetorias – funcionam como meio de descentralização e suporte às atividades da sede do Crea-BA para atender demandas relacionadas à regularidade de obras e serviços realizados por profissionais e empresas do setor tecnológico, nas áreas de construção civil, produção industrial, uso de agrotóxico, entre outros. O trabalho no local inclui ações administrativas, de fiscalização  e medidas educativas.

Sobre Jequié – A cidade se desenvolveu a partir de movimentada feira que atraía comerciantes de todos os cantos da região, no final do Século XIX. Pertenceu ao município de Maracás de 1860 a 1897. Jequié é originado da sesmaria do capitão-mor João Gonçalves da Costa, que sediava a Fazenda Borda da Mata. Esta, mais tarde, foi vendida a José de Sá Bittencourt, refugiado na Bahia após o fracasso da Inconfidência Mineira. Em 1789, com sua morte, a fazenda foi dividida entre os herdeiros em vários lotes. Um deles foi chamado Jequié e Barra de Jequié.Em pouco tempo, Jequié tornou-se distrito de Maracás, e dele se desmembrou, tendo como primeiro intendente (prefeito) Urbano Gondim. Assessora de Comunicação do Crea-BA.