texto rotativo

Homem foi preso em flagrante em Jequié por crime de pornografia infantil

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


Publicidade

 


quarta-feira, 21 de maio de 2014

Inauguração do Vanádio Largo Resources em Maracás. Click aqui e veja álbum!





Integrar e potencializar as diversas iniciativas dos agentes de desenvolvimento que atuam na Bahia, especificamente aquelas voltadas à difusão da cultura de exportação de serviços e de produtos para o crescimento interno. Este foi o centro das ideias explanadas durante dois dias, 20 e 21 de maio, em Jequié, no evento Exporta Bahia. 
O evento, realizado pela Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Jequié  e aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jequié - ACIJ
Os palestrantes do evento foram: Carlos Danilo Peres Almeida, assessor técnico da Federação das Indústrias do Estado da Bahia; Francisco Claudino Santos, representante do Banco do Brasil; Milena Marques Vieira, representante do Ministério das Relações Exteriores; Hilcéia Patriarca dos Santos, ligada à FIEB-CIN e ao SEBRAE; Angelino José do Carmo Neto, assessor técnico do IBAMETRO; e Luiz Fernando Oliveira Wosch, mestre em Desenvolvimento e Comercio Internacional. Eles apresentaram informações direcionadas às Micros, Pequenas e Médias Empresas - MPMEs que desejam aumentar a competitividade e atingir mercados internacionais.
Para isto, foram abordadas estratégias de acompanhamento individualizado e ações de preparação para o mercado doméstico cada vez mais globalizado, como explica o diretor de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, Ricardo Vieira: “O empresário local precisa conhecer todas as possibilidades que estão à sua disposição para que consiga internacionalizar seus produtos e serviços e tornar a sua empresa mais competitiva em um mercado mundial altamente acirrado”.
As instituições bancárias têm o papel fundamental em transações exteriores, como afirma o representante do Banco do Brasil, Francisco Claudino Santos: "O banco atua em diversas áreas. Disponibiliza o capital para o empresário investir em sua produção e disponibilizar ferramentas que viabilizam contatos do empresário com possíveis compradores no exterior”.
Outro ponto discutido está relacionado às medidas, pesos e certificações dos produtos. Neste sentido, o assessor técnico do IBAMETRO, Angelino José do Carmo Neto, diz que todo produto, para ser exportado, passa por uma serie de avaliações, desde o início de sua produção: "E é ai que entra a metrologia legal com medidas, pesagem e certificação daquilo que se produz”.