texto rotativo

Quest: 63% dos baianos aprovam o governo de Jerônimo Rodrigues

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


Publicidade

 


terça-feira, 3 de junho de 2014

Através da música, a FANCAIC muda a realidade de jovens em Jequié





Desde que a comunidade do bairro Jequiezinho foi contemplada com uma Escola do CAIC – Centro de Ação Integral a Criança, em 1996, uma ação de formação musical para jovens e adolescentes vem marcando a vida cultural da comunidade. A formação da FANCAIC, a banda de fanfarra do CAIC, aconteceu com o objetivo de ajudar na tarefa de educação dos jovens, além de servir como elemento de socialização entre eles.
Para Antônio Carlos Moura, regente e coordenador da FANCAIC, “se o jovem tiver ocupado com a musica e o esporte, ele vai pensar menos em drogas, prostituição e coisas ilícitas”.

Atualmente, cerca de 80 pessoas entre alunos do CAIC, de colégios municipais próximos e de moradores da comunidade formam a fanfarra que há 18 anos busca, através da musica, mudar a realidade daquela localidade. Eles se dividem entre a parte instrumental, com precursão e sopro, e a linha de frente, com placas, cartel, bandeiras, coreografia, mola, balizas e regente.
A FANCAIC, desde a sua formação, acumula prêmios. Sagrou-se bicampeã baiana nos anos 2003/2004, conquistou a Copa Intermunicipal de Bandas e Fanfarras, organizado pela LICBAMBA – Liga Cultural de Bandas Musical da Bahia, foi campeã da Etapa de Camaçari, comemorando o aniversario 30 anos da Banda Músico do Futuro – BAMUF, umas das fanfarras mais premiadas da Bahia, além de ter sido campeã em Ituberá, em um encontro que reunião as melhores fanfarras do sul da Bahia. Em 2007, foi eleita a fanfarra revelação pela Associação de Fanfaras da Bahia – AFB, em Santo Amaro, evento que comemorou o aniversario de Dona Canô, mãe de Caetano Veloso, ficando em 4º lugar na classificação geral.