O grupo da Terceira Idade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos organizado com integrantes dos CRAS do Cansanção e Curral Novo, programa da Secretaria de Desenvolvimento Social de Jequié realizou na tarde desta segunda-feira (21), visita aos idosos da Fundação Leur Brito. A iniciativa faz parte da comemoração a semana dos avós, 26 de julho. Cerca de 11 idosos estiveram conhecendo de perto o ambiente.
A fundação Leur Brito criada em 1958, atende atualmente 58 idosos e sobrevive através de doação da comunidade e convênios com os governos federal, estadual e municipal. São oferecidos serviços médico, de enfermagem e de fisioterapia.
Para a irmã Conceição Correia, coordenadora do espaço a visita do grupo do Serviço de Convivência, estimula a alto estima dos idosos. “Servir os irmãos é doar a vida, para entendê-la, precisamos conhecer”, declarou à religiosa.
Dona Valdelice dos Santos, 71 anos, residente no Curral Novo faz parte do Serviço de Convivência. Ela se emocionou ao viver a experiência. “Estou alegre por encontrar aqui idosos bem cuidados”.
Para a enfermeira Olivia Magalhães do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o objetivo da visita é fazer a relação entre idosos que convivem com suas famílias e aqueles que estão institucionalizados. De acordo com ela, a diferença dos ambientes são as emoções. “No SCFV eles mantém a autoestima elevada", declarou.
Durante a semana a Fundação Leur Brito recebe ainda visitas dos CRAS do Alto da Bela Vista, Caixa D’água e Jequiezinho. A programação será encerrada na quinta-feira dia 24 com entrega de cesta de alimentos e lembranças.