texto rotativo

Quest: 63% dos baianos aprovam o governo de Jerônimo Rodrigues

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


Publicidade

 


terça-feira, 5 de agosto de 2014

Guarda Municipal intensifica ações da Ronda Escolar na sede e distritos de Jequié


Para garantir a segurança de alunos, professores e funcionários das escolas públicas da rede municipal de ensino, a Guarda Municipal vem intensificando a Ronda Escolar, na sede e nos distritos. A ronda da Guarda Municipal envolve 12 guardas, uma viatura e duas motos. O atendimento é realizado em 44 escolas da sede e 55 escolas dos distritos. Ao todo são aproximadamente 17 mil estudantes atendidos pela Ronda Escolar.
 O trabalho dos GMs consiste em visita às escolas realizando palestras e orientação para os pais e estudantes. O coordenador da Ronda Escolar, Subinspetor Vaneildo Santos Amorim, afirmou que “as ações são positivas e estão resultando em maior segurança nas localidades”.

 O Subinspetor explicou que, quando há necessidade, os GMs intensificam a segurança nas escolas, com presença constante na unidade e no seu entorno. Para isso, os diretores devem entrar em contato com a Ronda, que avalia e planeja a melhor ação a ser realizada na comunidade escolar. A maior parte dos registros é de tráfico de drogas e briga entre os alunos da mesma escola ou de escola diferentes.
 No dia 30 de julho, por exemplo, a Guarda Municipal de Jequié deteve um adolescente de 17 anos portando 71 gramas de maconha na quadra do Colégio Presidente Médici. O adolescente, junto com a droga, foi conduzido ao Complexo Policial de Jequié, onde foram tomadas as medidas cabíveis.
 A tropa é capacitada para trabalhar com a comunidade escolar, difundindo junto a esse público conceitos de disciplina e valorização da ética dentro e fora da escola. Os Guardas também recebem orientação de como devem atuar junto a situações criticas.
 Na Escola Municipal Stela Câmara Dubois, no bairro do Jequiezinho, os alunos afirmam se sentir seguros com a presença dos GMs da Ronda Escolar. “Eles sempre estão por aqui, conversam sobre como se comportar, e sobre o mal do uso de drogas”, destacou o aluno de 16 anos, que cursa o 9ª ano.
 Para a vice-diretora da Escola Municipal Stela Câmara Dubois, Terezinha Batista Fernandes, “o trabalho da Ronda é essencial para a escola”. Ela afirmou que a Ronda Escolar inibe dos alunos cometerem delitos e a presença dos agentes nas dependências da escola fortalece o respeito de todos pela Guarda Municipal.