texto rotativo

Homem foi preso em flagrante em Jequié por crime de pornografia infantil

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Jequié realiza 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF





Aconteceu nesta quarta-feira, 13 de agosto, no auditório Waly Salomão, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado, edição 2013-2016. O evento é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria com a Comissão Intersetorial dos Direitos da Criança e do Adolescente que é composta pelo Centro de Referência em Direitos Humanos/UESB - Jequié, Conselho Tutelar de Jequié e a Prefeitura Municipal de Jequié envolvendo diretamente a Secretaria de Governo, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Cultura e Turismo e a Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação Social.

O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O evento contou com a presença da prefeita de Jequié, Tânia Britto, do secretário de Educação, João Magno, do secretário de Saúde Ivanilton Cerqueira, do secretário de Esporte e Lazer, Jairo Rodrigues, do secretário de Cultura e Turismo, Sergio Mehlem, do articulador do Selo da Unicef em Jequié, Professor Paulo Vasconcelos, do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Anésio Muniz, do vereador José Carlos Bastos Pereira (Pé Roxo), da delegada da 9ª Coorpin, Dra. Graziele Quaresma, da presidente do Conselho Tutelar de Jequié, Magna Lúcia dos Santos, da presidente da APAE/Jequié, Moana Meira, do coordenador do Centro de Referência em Direitos Humanos/UESB, Antônio Jefersson Xavier, do coordenador da Pastoral do Menor, Padre Inácio, além de estudantes, professores, diretores e coordenadores das escolas municipais entre outras instituições. 

A programação contou com dois momentos culturais. O primeiro com a apresentação do Grupo de Capoeira da APAE/Jequié "Na Ginga da Capoeira, Transformando Vidas" do mestre Nonha, e o segundo momento com a apresentação do grupo de crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV da Secretaria de Desenvolvimento Social com a apresentação em combate ao trabalho infantil.

Para a prefeita de Jequié, Tânia Britto “o município está de mãos dadas nas ações de fortalecimento de politicas públicas, de direito, comunitárias, de resultados e em ações para garantir aos jovens sua preservação em termo de cidadania ajudando na construção de um futuro de progresso", afirmou

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Anésio Muniz, ressaltou que “esse é um grande avanço para o município, dar continuidade as ações que beneficiam as crianças e adolescentes”, Anésio afirma ainda que “uma cidade que cuida de suas crianças e adolescentes só tem a ganhar”.

1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado marca o lançamento do selo Unicef em Jequié, explica a metodologia do selo, apresentar o articulador e a comissão intersetorial pelos direitos da infância e adolescência, realiza uma análise sobre a situação da infância e da adolescência no município, com base nos indicadores oficiais e no diagnóstico participativo e identifica possíveis gargalos para a realização dos objetivos do selo de formas para superá-los.