Quase um mês depois do
início oficial da campanha, a disputa pelo Palácio do Planalto começará, a
partir desta segunda-feira (04) a ser acompanhada sistematicamente pelas
emissoras de TV. Essa etapa é tratada pelos marqueteiros como a fase inicial do
chamado palanque eletrônico, que começa com a cobertura dos telejornais e
culmina com o programa eleitoral gratuito, que tem início em 19 de agosto. Para
os quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas de opinião, trata-se de
um divisor de águas.
A entrada em cena das TVs é vista como o gatilho que
desperta o interesse do público pela campanha. O início da cobertura diária
pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, é o momento mais aguardado. A atração
conta com uma audiência média de 25 pontos no Ibope - quase dois milhões de
pessoas. As demais emissoras também começam a partir de amanhã a intensificar a
cobertura dos candidatos e a sabatiná-los nas bancadas de seus telejornais. Com
11 minutos e 48 segundos diários, a presidente Dilma Rousseff (PT) ocupará
sozinha quase metade do espaço do horário eleitoral gratuito. Mas, nas próximas
duas semanas, todos terão tratamento isonômico das TVs, o que é exigido pelo
Tribunal Superior Eleitoral. Fonte: Bahia Notícias.