texto rotativo

Prefeito recebe viatura blindada para reforça segurança em Jequié

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


terça-feira, 12 de agosto de 2014

UNEB realiza curso de formação para professores e orientadores do PNAIC




 Universidade do Estado da Bahia – UNEB realiza de 12 a 15 de agosto, no Auditório da Secretaria de Educação de Jequié, o Seminário de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (PNAIC), direcionado a professores e orientadores dos 26 municípios do Polo Regional 15 da DIREC 13. O encontro foi aberto na manhã desta terça-feira (12) pelo Professor Mestre da UNEB, Otávio de Jesus Assis, Supervisora Regional do PNAIC, Izabel Cristina Lima Dias (UNEB), João Magno Chaves, Secretário Municipal de Educação, e da Representante dos Multiplicadores Regionais do PNAIC e Pacto Nacional, Cristiane Almeida.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos Governos Federal, Estadual e Municipal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Os cerca de 80 cursistas participam durante quatro dias, de formação que posteriormente serão continuada nas escolas com os professores alfabetizadores. O seminário iniciou com uma palestra sobre Educação Inclusiva, com o tema “Educação Inclusão de Alunos NE: Ações na Escola", proferida pela professora da UESB, Lucília Santos da França.
Até sexta-feira, serão trabalhados com os professores das turmas de primeiro ano e orientadores de estudo do segundo e terceiro ano os cadernos de linguagem e matemática (material construído para o processo de formação). Os trabalhos de serão realizados pelas orientadoras Lucília Santos da França, Alessandra Costa Freitas, Cristiane Vasconcelos e Maria Amália Silva.
O curso foi iniciado no ano de 2013 com a formação de linguagem e este ano em educação matemática. A proposta visa alfabetizar crianças das escolas até os oito anos de idade. Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
Para a professora Ivina Bitencourt de Boa Nova, o curso é uma parceria indispensável para o futuro da educação.
A Uneb é responsável pela gestão do programa PNAIC nos 417 municípios da Bahia divididos em 19 pólos regionais dos 29 Campus da Universidade.