Técnico do acesso do Jequié à Série A do Baianão desta temporada, Paulo Sales tentará ascender um novo clube de divisão, agora no sul do país. O treinador acertou nesta sexta-feira (1º) com o Hercílio Luz-SC, da Série B do Campeonato Catarinense.
Sales confirmou o acerto à reportagem do Bahia Notícias. Ele disse que conhece alguns jogadores do elenco, mas, em sua maioria, o plantel ainda é desconhecido para o baiano. “Vou assistir um jogo no domingo (3). Teremos uma semana de trabalho pra conhecer os atletas e melhoras alguma coisa nesse time”, afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias.
Na carreira, o técnico possui cinco acessos estaduais, todos em território baiano, com Madre de Deus (2008), Juazeirense (2011), Fluminense de Feira (2015), Jacobina (2014) e Jequié (2017). Para ele, uma eventual guinada de divisão com o clube catarinense significaria um upgrade no seu currículo. O treinador também acredita que a experiência num estado diferente do contexto com o qual ele é acostumado será um desafio, não um empecilho. “É uma oportunidade. Tudo isso se junta. Oportunidade de abrir um novo campo de trabalho, com oportunidades reais se crescer em aspectos de equipes medianas e grandes do estado. É o objetivo de todo treinador: fazer boas campanhas para chegar numa equipe grande”, pontuou.
Na década de 1990, quando jogador, ele atuou pelo Figueirense por um ano e meio. Ele crê que essa experiência no futebol de Santa Catarina pode ter sido a abertura de uma porta na intuito de expandir a carreira técnica para além da Bahia. “Espero conseguir [o acesso], junto com todo o grupo, para abrir um novo campo de trabalho e que não fiquemos restritos na Bahia. Não adianta arrodear nos 12 clubes e, depois de um tempo, acabar ficando estagnado”, opina.
Na tabela de classificação da divisão de acesso catarinense, o Hercílio é o sétimo colocado no segundo turno, com cinco pontos. Entretanto, a equipe venceu o primeiro turno e já está garantida na final.