texto rotativo

Quest: 63% dos baianos aprovam o governo de Jerônimo Rodrigues

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


Publicidade

 


terça-feira, 14 de maio de 2019

Estudantes do IFBA Jequié promovem vaquinha virtual para ir na Austrália




Após conquistar o 1º Lugar na Robocup Junior Cospace Rescue Secondary (Campeão Latino Americano de Robótica – LARC 2018), a equipe Include SunCity, formada por estudantes e professores do IFBA campus Jequié, tem agora dois grandes desafios: o primeiro, representar o Brasil na competição mundial e tentar se consagrar como a melhor equipe estudantil de robótica do mundo; o segundo, conseguir chegar à Sydney, na Austrália, onde o Mundial de Robótica Robocup será realizado de 2 a 8 de julho de 2019.
O custo da viagem e hospedagem da equipe, que reúne os estudantes Luis Felipe Rocha Silva, Michell Lincoln Barreto Dias, Renatta de Andrade Correia e Luiz Felipe Soares Lopes, além do professor Andrique Figueirêdo Amorim, supera os R$ 80 mil.
Com a impossibilidade de o próprio IFBA arcar com essas despesas e a menos de 2 meses para a competição, a equipe iniciou uma campanha de arrecadação de dinheiro na internet, uma vaquinha virtual, que pode ser acessada no link http://vaka.me/554698. Qualquer pessoa, física ou jurídica, do país inteiro pode ajudar.

A conquista da vaga no Mundial
A equipe Include SunCity garantil a vaga no mundial da Austrália na Robocup Junior Cospace Rescue Secondary, realizada João Pessoa na Paraíba em novembro de 2018. Foi o resultado mais expressivo de um trabalho bem-sucedido que já vem sendo desenvolvido pelo IFBA campus Jequié há pelo menos 5 anos.

Desde 2014, os estudantes envolvidos nos projetos de Robótica dos professores Andrique Figueirêdo Amorim, Márcio Henrique Alves dos Santos e Armindo Fábio Rocha Costa vêm obtendo resultados expressivos em competições estudantis nacionais e internacionais de Robótica.
Logo na primeira competição, em 2014, realizada em Salvador – BA, o IFBA Jequié obteve a 3ª colocação na Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR. Na etapa nacional, no mesmo ano, foi finalista da OBR realizada em São Carlos – SP.
Em 2015, ganhou o Prêmio Equipe Estreante na etapa regional em Salvador – BA da OBR e teve projetos aprovados na Mostra Nacional de Robótica – MNR. Um deles, o ArmBot, foi premiado com uma Bolsa de Iniciação Científica do CNPq.
Vice-campeão regional da OBR 2016 em Salvador – BA e finalista da etapa nacional da OBR 2016 em Recife – PE, a equipe do IFBA Jequié obteve o melhor resultado até então quando conquistou o vice-campeonato CoSpace Rescue Secondary – Competição Latino Americana de Robótica – LARC 2016 (Recife – PE) e teve projetos aprovados na MNR 2016.
O 3º lugar CoSpace Rescue Secondary na LARC realizada em Curitiba PR em 2017 confirmou que o time do IFBA Jequié estava no caminho certo. Tanto que, naquele ano, na MNR teve mais projetos premiados com Bolsas de Iniciação Científica do CNPq.
Para o professor Andrique Figueirêdo, toda essa experiência acumulada e o aperfeiçoamento dos projetos desenvolvidos pelos estudantes do campus Jequié foram determinantes para o prêmio conquistado na etapa Latino Americana de Robótica em João Pessoa – PB.

Modalidade Cospace (Rescue Simulation)
Na competição Cospace Rescue existe um ambiente 3D no computador onde os estudantes têm o objetivo de programar um robô virtual que seja capaz de detectar e coletar objetos coloridos no chão, desviar de paredes, obstáculos e armadilhas, localizar as zonas para depósito das cores recolhidas, evitar zonas de redução de velocidade, dentre outros desafios.
A linguagem de programação utilizada por eles é a C# (C sharp). Com esse sistema computacional, é possível criar a lógica de funcionamento do robô, suas funções e ações, a fim de conquistar a maior quantidade de pontos possível.

Robocup
A Robocup é a maior competição mundial de robótica que envolve estudantes dos ensinos Fundamental, Médio/Técnico e Superior. Na Robocup, equipes formadas por estudantes de diversos países competem em diferentes ligas (modalidades) que envolvem a construção e programação de robôs físicos e virtuais.
Dentre as principais modalidades da Robocup Junior, destacam-se:
  • Futebol de robôs;
  • Robôs de resgate;
  • Simulações com robôs virtuais;
  • Dança de robôs.
Cada país realiza a sua etapa da Robocup para selecionar as melhores equipes. A Robocup Brazil ocorre anualmente no Campeonato Brasileiro de Robótica - CBR e no Campeonato Latino Americano de Robótica – LARC.