Fabiano Miranda presidente do Sindicato dos Bancários de Jequié e Região Foto: Zenilton Meira |
A expectativa é grande para o 35º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef) e o 30º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, que acontecem nos dias 1º e 2 de agosto, no Wyndham Garden Convention Nortel, em São Paulo.
Os eventos reúnem centenas de trabalhadores dos bancos para debater questões específicas do funcionalismo e estratégias de enfrentamento aos constantes ataques do governo Bolsonaro às duas instituições financeiras.
CONECEF
O 35º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa vai debater a estratégia de luta, na defesa de direitos e da Caixa, tendo como base os seguintes temas: defesa da Caixa; saúde e condições de trabalho; Saúde Caixa; previdência; terceirização; desmonte dos direitos; defesa dos bancos públicos; Funcef; aposentados; mais empregados; verticalização; reestruturação e descomissionamento arbitrário.
Os sindicatos da base da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe enviarão juntos 18 delegados e delegadas para participar do encontro, sendo 14 trabalhadores da ativa e 4 representantes dos aposentados. A delegação terá a composição paritária de homens e mulheres, como determina o regimento do Conecef.
CNFBB
No 30º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil os temas para o debate serão de defesa do Banco do Brasil público; banco digital; Cassi e saúde do trabalhador; previdência pública e complementar; condições de trabalho e organização do movimento.
Os estados da Bahia e Sergipe serão representados por 11 delegados e delegadas, oriundos de várias bases sindicais. Jequié estará presente por meio do Sindicato dos Bancários de Jequié e seu presidente Fabiano Miranda.