Nesta terça-feira (25/05), representantes do sindicato dos bancários de Jequié e região estiveram em salvador para acompanharem mais uma ação da luta pela garantia da inclusão dos trabalhadores bancários no Plano Estadual de Imunização.
Na ocasião, o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia e o presidente da Federação da Bahia e Sergipe Augusto Vasconcelos e Hermelino Neto (respeciticavemente) , apresentaram informações ao secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas. Estiveram presente representando os bancários da região, o Presidente, Fabiano Miranda e seu vice Marcel Cardim.
Uma Pesquisa feita pelo Sindicato recentemente revelou que 28,1% dos bancários testaram positivo para a Covid-19. Os dados ainda mostram um alto índice de contaminação dos trabalhadores que atuam nas agências, inclusive vigilantes e prestadores de serviços.
Informação do Caged revela ainda um crescimento significativo no número de óbitos por coronavírus, o que comprova a vulnerabilidade do setor, que não parou durante a pandemia. Diante dos fatos, o Sindicato solicitou a inclusão da categoria no grupo prioritário. Fábio Vilas-Boas se mostrou sensível, mas argumentou as implicações legais. Lembrou que o Ministério Público recomendou que nenhuma categoria nova seja incluída no Plano Estadual de Imunização. Apenas as que estão no Plano Nacional de Operacionalização, definido pelo Ministério da Saúde.
A falta de doses das vacinas também foi discutida. O secretário lembrou que por mais que o Estado acelere a imunização, depende dos envios do governo federal. Ele destacou ainda que, a partir da próxima semana, a recomendação nacional é de que a vacinação seja prioritariamente por idade. Sendo assim, 80% das doses serão por faixa etária e 20% por grupos.
Fábio Vilas-Boas se comprometeu em avaliar o estudo apresentado pela Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, que contém o resultado da pesquisa com a categoria e outros dados coletados pelos sindicatos no Estado. Estiveram também na reunião, o Secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Davidson Magalhães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário