O Ilê apresentará o projeto “Ilê Aiyê é arte, educação e oportunidade”. A Educação está ligada intrinsecamente à história do primeiro bloco afro do Brasil. Fundado em 1974, fruto da ação da ialorixá Hilda Dias dos Santos (1923-2009), a Mãe Hilda Jitolu, e de seu filho Antônio Carlos dos Santos, Vovô, o grupo promove a expansão da cultura de origem africana no país, passando a ser um importante pilar na desconstrução da democracia racial na sociedade brasileira e, particularmente, na Bahia.
A produção da sua obra engloba música, dança, ilustração e vestuário, além dos projetos de extensão pedagógica, que também contribuíram na formação de professores. A partir de 1995, o Ilê passou a construir uma série de Cadernos de Educação, material utilizado em escolas do bairro, em especial na Escola Mãe Hilda – uma instituição de ensino formal, de 1ª a 3ª série de ensino fundamental – que se destaca com uma grade curricular, contemplando a cultura negra, e a “Escola de Percussão Banda Erê”. Estas publicações antecedem a Lei Federal nº 10.639/2003, que incluiu a obrigatoriedade dos estudos de história e cultura afro-brasileira no currículo oficial da rede pública de ensino.
Por tudo e em reconhecimento ao pioneirismo do Ilê Aiyê, o CEE-BA vai à Senzala do Barro Preto apresentar o anteprojeto de Resolução para a construção coletiva de uma normativa baiana para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. O presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia, Paulo Gabriel Nacif, destaca a importância de construir o documento conjuntamente com o Ilê Aiyê que, “desde sempre, realizou um trabalho profundo de educação antirracista e contribui para o avanço da pauta das minorias na Bahia, no Brasil e no mundo”.
SERVIÇO
Sessão Plenária Temática (Novembro Negro / Dia da Consciência Negra) em Reconhecimento ao Pioneirismo do Ilê Aiyê na Educação Antirracista
Local: Sede do Ilê Aiyê - Senzala do Barro Preto / Rua do Curuzu, n° 228 - Bairro da Liberdade. Salvador/BA; Data: 23 de novembro de 2021, terça-feira; Horário: A partir das 14h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário