texto rotativo

Vende-se dois terrenos no loteamento Sol Nascente. Área de 360 metros quadrados ou individual 8X20. Contato 73 9 8816-0375

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Pais de crianças com Autismo cobram cuidadores nas escolas atendidas pela prefeitura de Jequié

A presidente Josiane Pereira na luta por direitos

Pais de alunos autistas estiveram na manhã desta quarta-feira 15.02, na porta da Secretaria Municipal de Educação de Jequié cobrando da secretária de Educação, professores cuidadores nas escolas onde estes alunos estão sendo educados. Segundo informações da presidente da Associação de Pais e Amigos de Autistas de Jequié (AMAJE), na rede municipal de Jequié tem mais de 800 alunos matriculados com a transtorno e tem salas de aula, onde apenas um profissional é responsável por quatro crianças autistas.
A manifestação na porta da secretaria houve negociações, depois de mais de 40 minutos com alunos passando mal e pais agoniados,  A secretária de Educação Elvia Sampaio ouviu os apelos dos pais e da AMAJE, sinalizando que estará resolvendo as demandas. A reunião foi acompanhada pela vereadora Moana Meira e o vereador João Paulo. 

Secundo informações da entidade "Essa é a realidade do início do ano letivo, como todos os anteriores para as crianças autistas de Jequié. Muitos estão em casa aguardando por que estão sem o profissional de assistência. Que é um direito garantido por Lei Federal 12.764/12, ao instituir a Política de Proteção dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, garantiu, nos casos de comprovada necessidade, o direito da criança acometida pelo TEA e matriculada em escola regular (pública ou particular) de possuir acompanhante especializado em sala de aula!!!

Alguns que estão em sala de aula, pasmem estão sendo assistido por "cuidadores" por que foi feito o REDA e até então encontramos pessoas que não tem preparo para lidar com um autista em sala de aula que dirá, com cinco crianças.

A educação especial está um caos na nossa cidade, queremos respeito e inclusão de verdade.
O número de crianças dentro do aspecto autista, só aumenta na nossa cidade e, o município está fazendo vista grossa para nossa realidade, sem planejamento e preparo para receber esse público em várias áreas, seja na educação,transporte, saúde e lazer. Precisamos de inclusão e respeito.
Nós como associação de pais, familiares e amigos dos autistas estamos aqui para garantir que não vamos nos deixar calar, queremos solução. Chega das mesmas desculpas, a educação especial está cheia de pessoas despreparadas e sem empatia com os nossos autistas", finalizou a nota na página do Instagram.


Nenhum comentário: