A Câmara de Dirigentes Lojistas de Jequié (CDL) passa a contar, a partir desta quarta-feira (1º/3), com uma diretoria para a área da cultura. Para o cargo, foi convidado o produtor e gestor cultural Alysson Andrade. Segundo o presidente, Renan da Guarda, a diretoria tem a missão de representar a Câmara de Dirigentes Lojistas nas reuniões públicas sobre políticas para o desenvolvimento da cultura local, bem como atuará na interlocução com artistas, produtores e empreendedores culturais. A função não é remunerada.
Licenciado em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Alysson Andrade é capacitado em Sistema Nacional de Cultura pelo SESC-SP, SecultBA e Ministério da Cultura (MinC). Atuou como mobilizador cultural do território de identidade Médio Rio das Contas e como conselheiro municipal de cultura em Jequié. Foi coordenador do Centro de Cultura ACM vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e já ocupou o cargo de secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura de Jequié.
O diretor acumula larga experiência profissional na área tendo liderado iniciativas como a criação do Conselho Municipal do São João de Jequié e do Conselho Municipal de Turismo, a criação do Programa Municipal de Iniciação Artistica (PROARTE), a criação do Sistema Municipal de Cultura de Jequié, a instituição legal e organização do Calendário Oficial de Datas Comemorativas e Festas Populares do Município de Jequié, a criação da lei municipal que viabilizou o registro e o tombamento de patrimônios históricos e arquitetônicos do município, como a centenária festa de Santo Antônio, o mural em mosaico do artista Lênio Braga (no interior do terminal rodoviário), o antigo Mercado Municipal da Praça da Bandeira, o casarão do primeiro intendente da comarca de Jequié, Urbano de Souza Brito Gondin, e o casarão que pertenceu a Nestor Ribeiro.
Em sua trajetória consta, ainda, a execução de algumas edições do São João de Jequié, a proposição inicial de parceria com o Instituto de Ação Social pela Música (IASPM) e governo da Bahia para a instalação do Núcleo de Práticas Musicais Cidade Sol do Neojiba (em Jequié), atuação na regularização documental da cessão pública do prédio do Museu Histórico de Jequié (de propriedade do governo do Estado), além da aplicação da Lei Aldir Blanc e execução de projetos institucionais como o Pôr do Sol no Alto da Prefeitura, Festival Cidade Sol, Palco Livre e a programação fixa da Casa da Cultura Pacífico Ribeiro, com as Terças Cine, Quartas Multimídia, Quintas Musicais e Sextas in Cena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário