texto rotativo

Quest: 63% dos baianos aprovam o governo de Jerônimo Rodrigues

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


Publicidade

 


quarta-feira, 12 de abril de 2023

César Borges agita classe política de Jequié para implantação do Pólo Intermodal


O ex-senador César Borges usou os microfones do quadro " O Futuro da Nossa Cidade" programa da 95 FM, para agitar a classe política de Jequié para a implantação do Pólo Intermodal, único vetor de crescimento para o soerguimento econômico do município. "Não queremos ver o trem passar como Carolina na música de Chico Buarque", disse Cesar Borges.

O ex-senador, quando ministro de Transporte inaugurou esta obra. O terminal ferroviário intermodas da América Latina Logística (ALL) na cidade de Rondonópolis (MT), que últimamente registrou movimentação de cerca de 6,5 milhões de toneladas entre a sua inauguração em setembro de 2013 e maio deste ano. Desta quantia, 3,5 milhões de toneladas transportadas foram compostas apenas por grãos de soja.

Em seus primeiros oito meses de atuação, foram registrados 140 mil caminhões no terminal. A carga que chega é estocada e depois colocada nos trens que seguem para o Porto de Santos (SP). Em média, seis trens com de 80 vagões cada são carregados diariamente.

Cada vagão possui capacidade de abrigar 80 toneladas de grãos, o que equivale à quantidade armazenada em dois caminhões bi-trem. Calcula-se que a ferrovia tire, aproximadamente, mil caminhões das rodovias todos os dias.

O terminal possui sete tombadores que trabalham simultaneamente, o que proporciona uma descarga de 70 caminhões por hora. Além disso, conta com capacidade estática de armazenagem de 60 mil toneladas de grãos.

Nos meses que seguiram após a sua inauguração, a ferrovia aprimorou os processos e hoje opera em 100% de sua capacidade durante 24h por dia. Recentemente, o terminal ferroviário recebeu o certificado GMP+B3, o que comprova o atendimento de normas e padrões internacionais na movimentação de produtos.

De acordo com o gerente de Terminais em Mato Grosso, Ivandro Paim, não foi constatado filas na BR-163 durante essa primeira fase, graças ao Sistema de Agendamento Rodoviário estabelecido no terminal.

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) está voltando as suas atividade de construção entre Caetité e Ilhéus, com previsão de em três anos da conclusão do trecho 1,2,3 e 4, para que a mineradora Concessionária BAMIN possa escoar sua produção de minério de ferro para o porto de Ilhéus.


Nenhum comentário: