texto rotativo

Vende-se dois terrenos no loteamento Sol Nascente. Área de 360 metros quadrados ou individual 8X20. Contato 73 9 8816-0375

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


segunda-feira, 8 de maio de 2023

Fátima Freire é a nova superintendente Regional do Trabalho na Bahia



Filha de jequieenses, a nova Superintendente Regional do Trabalho na Bahia, Fátima Freire tem carreira dedicada à defesa de trabalhadores e trabalhadoras

A advogada trabalhista e sindical Fátima Freire foi nomeada nesta segunda-feira (8) para assumir a Superintendência Regional do Trabalho na Bahia, de acordo com a portaria 1.345 do Ministério do Trabalho e Emprego, publicada no Diário Oficial da União. “Me sinto muito honrada em fazer parte da equipe do ministro Luiz Marinho e do presidente Lula. Em parceria com outros órgãos da justiça, sindicatos trabalhistas, associações empresariais e outras organizações, voltaremos a valorizar o trabalho, que sofreu muito com o governo anterior. Inclusive, foi o único governo sem um ministério do trabalho, desde que foi criado por Getúlio Vargas”, afirma a nova superintendente.

A SRT/BA é o órgão que representa o Ministério do Trabalho e Emprego na Bahia, ficando responsável pela execução, supervisão e monitoramento de ações relacionadas a políticas públicas de trabalho e emprego no estado. Além do fomento ao trabalho, emprego e renda, fiscalização do trabalho e mediação em negociações coletivas, a Superintendência também é responsável pela orientação e apoio ao cidadão.

Sobre sua atuação à frente da SRT/BA, Fátima aponta total sintonia com a nova gestão federal. “Pretendo somar esforços para que possamos atingir os objetivos estipulados pelo Governo Federal, de valorização do salário mínimo, do primeiro emprego e das condições trabalhistas, intensificando o combate ao trabalho escravo, infantil e insalubre. Vamos buscar também mais protagonismo na mediação de conflitos trabalhistas para garantir os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras”, anuncia.

Filha de comerciantes e natural de Jequié, no Sudoeste da Bahia, Fátima atribui sua vocação aos valores familiares e à sua formação política. “Meus pais me proporcionaram uma formação humanista, me ensinaram a ter empatia, solidariedade. Logo percebi que o povo trabalhador é o elo mais fraco, que tem direitos conquistados com muita luta, mas que muitas vezes não são cumpridos”, relata. “Por isso defini que minha missão de vida era garantir que todo mundo pudesse cumprir seu labor de maneira justa, sem exploração”, explica Fátima.

Carreira dedicada à defesa de trabalhadores e trabalhadoras

Detentora de forte consciência social, Fátima Freire construiu toda a sua trajetória profissional para defender os trabalhadores. Enquanto advogada, educadora sindical ou coordenando departamentos jurídicos de sindicatos, ou mesmo atuando no escritório que fundou, sua missão sempre foi ficar ao lado de quem tem menos poder na relação trabalhista. Com mais de 1.500 processos indexados no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª região, entre eles notáveis negociações coletivas, Fátima é uma das grandes defensoras de direitos dos trabalhadores baianos.

Ao longo de mais de três décadas de carreira, Fátima esteve à frente de negociações de grande porte, conseguindo expressivos ganhos sociais e econômicos para categorias importantes na Bahia, como metalúrgicos, comerciários e trabalhadores de supermercados. A advogada se especializou em mediações de fechamento de empresas, momento em que os trabalhadores estão mais vulneráveis, participando das negociações do encerramento das plantas da Ford, das atividades do Extra/Macro e toda a desmobilização fabril do Complexo Industrial de Aratu.

A presidenta do Sindicato de Trabalhadores em Supermercados de Salvador, Rosa de Souza, comemorou a indicação. “Fátima teve papel fundamental na organização jurídica do SintraSuper, um sindicato que apesar de ter apenas 21 anos de existência, já tem muitos processos vitoriosos de convenção coletiva. Ela sempre demonstrou muita firmeza e competência para defender a nossa categoria de maneira estratégica. A nomeação de Fátima é uma vitória dos trabalhadores e das trabalhadoras, que demonstra a vontade do novo governo [federal] em colocar a pauta trabalhista como prioridade”, celebra Rosa, que também é presidenta da seção baiana da Central de Trabalhadores do Brasil.

Primeiros passos no Sul da Bahia

Após se graduar em Direito na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, Fátima iniciou sua carreira defendendo trabalhadores no Sul do estado. Foi advogada e educadora sindical da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia - Núcleo Sul (FETAG), do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Cacau, da Associação dos Professores Licenciados da Bahia - Núcleo Sul (APLB), e do Sindicato dos Servidores Públicos de Ilhéus (Sinsepi).

Depois de breve período enquanto advogada trabalhista em escritórios particulares de Salvador, Fátima passa a advogar para sindicatos da região metropolitana. Trabalhou para o Sindicato dos Metalúrgicos do Estado da Bahia; Sindicato dos Empregados no Comércio de Salvador (Comerciários); Sindicato dos Metalúrgicos de Simões Filho; e Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed).


Com a fundação de seu escritório, Freire Advogados & Associados, Fátima passa a assumir funções de maior relevância na estrutura sindical. Desde 2003, é coordenadora do departamento jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, além de assessora jurídica da diretoria do mesmo sindicato. 


Nenhum comentário: