Em uma iniciativa inédita, secretários estaduais de Comunicação de todas as regiões do país estarão reunidos, em Salvador, nesta quinta-feira (15), para o 1º Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Comunicação Social. O encontro acontecerá no Fera Palace Hotel, no Centro Histórico de Salvador, reunindo os gestores para discutir uma série de temas, como a comunicação pública, combate à desinformação e às fake news e a importância do diálogo com os órgãos de controle no aprimoramento da gestão. O evento contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, a partir das 14h30.
Secretários e dirigentes de Comunicação de mais de 20 estados são esperados para o fórum, que tem ainda entre os convidados o vice-governador Geraldo Júnior, e a procuradora Luciane Rosa Croda, que representará a Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Anfitrião do primeiro fórum, o secretário de Comunicação da Bahia, André Curvello, vê o encontro como um primeiro passo para avanços nas políticas de comunicação em todo o Brasil. “É uma honra para a Bahia receber este primeiro fórum. Reunir secretários de todo o país é uma grande oportunidade para que possamos trocar experiências e criar um ambiente coletivo de aprimoramento da comunicação em cada um de nossos estados e também nas políticas nacionais desse setor”, comenta.
Segundo o secretário de Comunicação Social do Tocantins, Márcio Rocha, o fórum já vinha sendo debatido por alguns gestores há bastante tempo. “Nós decidimos avançar com a realização do Fórum, com a criação de um conselho ou outra entidade, para que a gente consiga fazer esse debate junto à Secom do Governo Federal. Criando um órgão legítimo, poderemos ajudar a construir, a muitas mãos, políticas de comunicação robustas, debatendo pautas como o Turismo, que eu acho que é comum a todos os estados brasileiros, e também como as fake news, fenômeno recente, mas que assusta a todos e precisa ser colocado em pauta”.
Objetivo e temas
O principal objetivo do fórum é estabelecer e formalizar, entre as Secom’s, um modelo de relacionamento e intercâmbio de experiências e fortalecer a participação coletiva das gestões na proposição e execução de políticas públicas da comunicação em todo o país. Para o fórum inaugural, estão entre os temas a serem discutidos: a importância do relacionamento entre as secretarias e os órgãos de controle; métodos de controle interno; combate à desinformação (fake news); formatos para troca de experiências entre as secretarias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário