Para oportunizar uma maior qualificação profissional e auxiliar na inserção dos estudantes da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI) ao mercado de trabalho, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, vem implementando nas escolas municipais que disponibilizam desta modalidade de ensino, diversos cursos profissionalizantes.
O projeto complementa a grade curricular da EPJAI, proporcionando a formação dos estudantes do município com o ensino profissional, através dos cursos ministrados por professores e instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), atendendo a seis unidades escolares, incluindo no distrito de Itaibó, contemplando cerca de 180 alunos. São disponibilizados os cursos de Eletricista Residencial, Moda Íntima, Padeiro e Confeiteiro, Beneficiamento de Mandioca e o de Mecânico de Motocicleta, que é ofertado aos estudantes da EPJAI da Escola Municipalizada Jornalista Fernando Barreto, no Jequiezinho.
As aulas dos cursos profissionalizantes acontecem em paralelo ao ensino regular do EPJAI e para participar, o aluno tem que estar devidamente matriculado na unidade de ensino e frequentar as aulas. A secretária de Educação, a professora Elvia Sampaio, destaca a importância desta formação qualificada para o público de alunos da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas.
“Os cursos são muito bons, ministrados por professores e instrutores, todos do SENAI. Esse projeto vem sendo executado com bastante êxito e segue levando novas oportunidades e abrindo portas para os nossos estudantes. Além do conjunto de estratégias pedagógicas que temos usado para que o aluno da EPJAI continue acompanhando as aulas, de forma assídua, diminuindo a evasão escolar, temos, também, a oferta dos cursos profissionalizantes, oportunizando o aprimoramento da formação desse cidadão e cidadã e, ao mesmo tempo, preparando-o para o mercado de trabalho.”, afirmou a secretária de Educação, Elvia Sampaio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário