Os bancários da Bahia e Sergipe vão realizar uma campanha para denunciar o adoecimento dos trabalhadores dos bancos, que insistem na política de fechamento de agências e enxugamento de quadro de funcionários, mesmo com o aumento da base de clientes. Esta foi uma das deliberações do Encontro dos Funcionários dos Bancos Privados, realizado no último dia 8 de julho, como parte da 25ª Conferência da Bahia e Sergipe.
A decisão veio após a apresentação sobre o balanço dos bancos, feita pela técnica do Dieese em Sergipe Flávia Rodrigues. Os dados mostram que as instituições financeiras têm economizado muito com fechamento de agências físicas e a demissão de bancários, aumentando assim as suas margens de lucros.
“A apresentação do Dieese deixa bem claro porque o lucro dos bancos tem aumentado tanto. Eles perceberam que dá certo esta conta de reduzir a folha de pagamento e os custos com as agências. O resultado disso é o adoecimento dos bancários. Nas visitas às agências, a gente percebe que o índice de adoecimento já ultrapassou os limites. Então, o banco está usando toda essa lucratividade para fabricar milhões de bancários doentes”, lamentou a diretora de Saúde da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Andréia Sabino.
Para ela, é preciso que as entidades sindicais se unam para denunciar esta situação à sociedade, mostrando que os bancos estão lucrando com o adoecimento dos funcionários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário