Foto: Arquivo Zenilton Meira 2009. Nesta época era assim |
Após a representação protocolada na 4ª Promotoria de Justiça, a prefeitura iniciou a restauração da estrutura física da ponte em arcos sobre o Rio Jequiezinho, conhecida como ponte de Newton. Essa ponte é considerada um patrimônio histórico e arquitetônico da cidade, com sua arquitetura assinada pelo francês André Saffrey, o mesmo arquiteto responsável pela Catedral de Santo Antônio, construída em 1930.
A denúncia do Comitê apontava que a prefeitura estava sendo inerte diante da degradação desse importante bem cultural, que possui um valor inestimável para a memória local. Mesmo tendo sido objeto de uma indicação parlamentar ao Poder Executivo, por meio da indicação parlamentar nº 13/2022, que visava à restauração e abertura de um processo de tombamento da ponte, o requerimento ainda não havia sido atendido até a sessão legislativa de 16 de fevereiro de 2022. A falta de ação por parte da prefeitura resultou na deterioração contínua desse patrimônio histórico, gerando riscos tanto para os cidadãos como para o trânsito de veículos na Avenida César Borges.
No entanto, após a representação feita à Promotoria de Justiça, a prefeitura finalmente deu início à restauração da ponte, reconhecendo a importância desse patrimônio para a cidade. Essa ação busca preservar a estrutura histórica e arquitetônica da ponte, garantindo sua segurança e valor cultural para as gerações futuras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário