texto rotativo

Quest: 63% dos baianos aprovam o governo de Jerônimo Rodrigues

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


Publicidade

 


sexta-feira, 29 de setembro de 2023

‘Viva Cidadania’ conclui novo ciclo de formação social com 128 pessoas engajadas contra violências em Pindaí

 

 


Iniciativa da BAMIN, a cerimônia de formatura cidadã foi realizada com presença de profissionais da rede municipal, educadores e estudantes capacitados.


Pindaí (BA), 29 de setembro de 2023 - O município de Pindaí recebeu, nesta terça-feira (26), a cerimônia de certificação de mais uma rede cidadã integrada de enfrentamento às diversas formas de violências na região. O evento de formatura foi resultado da conclusão do primeiro ciclo socioeducacional do Programa Viva Cidadania no município, contemplado pela iniciativa da BAMIN, por meio do Instituto Aliança, que certificou 128 pessoas, entre profissionais e estudantes.

Todos estiveram envolvidos em capacitações e oficinas gratuitas que ensinam sobre temáticas relacionadas à garantia de direitos, mecanismos de combate às violências contra mulheres, crianças e adolescentes, legislação e os caminhos para denúncia. O Programa Viva Cidadania já concluiu turmas também em Castro Alves, Licínio de Almeida e Caetité, onde está localizada a Mina Pedra de Ferro, da BAMIN.

"A identificação e o amparo adequado à vítima são passos fundamentais no processo de enfrentamento a todas as formas de violência. Orientar e engajar as populações neste projeto socioeducacional é mais uma atividade que executamos para ajudar a construir comunidades com mais segurança e qualidade de vida no entorno da Mina Pedra de Ferro", destacou a coordenadora de Relacionamento com Comunidades da BAMIN, Ana Paula Dias.

Entre os formandos, 87 profissionais da rede de proteção municipal de Pindaí, de áreas que lidam diretamente com o público - como assistência social, conselho tutelar e saúde -, 39 educadores e 22 adolescentes matriculados na rede municipal de ensino.

Profissionais da rede de proteção e educadores tiveram acesso a uma formação multidisciplinar com carga horária de 190 horas, divididas em quatro módulos, incluindo lições sobre formas de identificação, prevenção e acolhimento de vítimas. Os certificados são emitidos com a chancela da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Houve também uma turma de educadores contemplados com formação em oficina para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a fim de lidar com os estudantes em uma perspectiva do diálogo e da compreensão diante de possíveis situações de violência.

Já os adolescentes passaram por oficina formativa sobre o tema e atuaram em eventos e campanhas de sensibilização. A partir de agora, supervisionados por educadores, tornam-se multiplicadores das informações em suas comunidades.

CAETITÉ - Na segunda-feira (25), foi realizada a certificação de outros 23 adolescentes, entre 14 e 17 anos, que concluíram uma Oficina de Prevenção, como resultado do segundo ciclo do Programa Viva Cidadania em Caetité. Participaram estudantes de escolas municipais do município, das zonas urbana e rural.

O objetivo foi compartilhar conhecimento e orientações sobre a temática do enfrentamento ao trabalho infantil, estimulando os jovens a refletir sobre o assunto, e também a compartilhar o que aprenderam com outros adolescentes. Tudo feito com orientação e monitoramento de profissionais. A Oficina de Prevenção foi realizada entre os dias 29 de maio a 2 de junho, em Caetité.

LICÍNIO DE ALMEIDA - Na terça-feira (26), o Programa Viva Cidadania realizou a distribuição de kits esportivos a escolas e organizações da sociedade civil que atuam através do esporte no município de Licínio de Almeida. A entrega dos kits foi resultado de um curso desenvolvido com a temática “Educação pelo Esporte”. O objetivo foi realizar ações preventivas voltadas à valorização da vida, com sensibilização da comunidade e assessoria técnica para a educação de crianças e adolescentes através do esporte. Vinte e quatro professores foram contemplados nas formações.

 

Viva Cidadania

Por meio do projeto, a BAMIN fortalece o seu propósito de promover transformações sociais através da disseminação do conhecimento entre os profissionais que lidam diretamente com as comunidades. Em um trabalho permanente, a iniciativa atua em outras vertentes para além das capacitações, desenvolvendo também estratégias efetivas de prevenção à violência, com a realização de ações de sensibilização e campanhas junto às comunidades que compõem o entorno dos empreendimentos da BAMIN.

 

 

Sobre a empresa
A BAMIN está construindo um novo corredor logístico de integração e de exportação para a mineração e para o agronegócio para o Brasil, investindo R$ 20 bilhões nos projetos que incluem a Mina Pedra de Ferro, em operação na cidade de Caetité, e os projetos de solução logística integrada: Porto Sul, em Ilhéus, e a BAMIN Ferrovia, que ligará Caetité a Ilhéus, com 537 km de extensão. A previsão é de que a ferrovia e o Porto Sul estejam prontos em 2027.

Nenhum comentário: