Páginas

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Episódio entre radialistas e a presidente da Associação Casa das Mulheres ganha repercussão

Na foto o cineminha dos profissionais de comunicação, das viatura da Polícia Federal em frente a instituição e da presidente concedendo entrevista na 93 FM para esclarecer os fatos. 

"NOTA DE ESCLARECIMENTO: Viemos por meio desta, explicar o fato e repudiar a falta de profissionalismo e atitude de alguns profissionais da imprensa de Jequié, em relação a Associação Casa das Mulheres. Na manhã desta terça-feira, 07/11/2023, a Associação Casa das Mulheres recebeu a visita de representantes da Polícia Federal, Defensoria Pública Federal e Ministério Público do Trabalho, os quais são órgãos parceiros da nossa Associação.

Os citados órgãos estavam na entidade para acompanhar o andamento de um caso de vítima de trabalho análogo a escravidão, no qual a investigação tramita em sigilo. É protocolo da Polícia Federal acompanhar a equipe do Ministério Público do Trabalho em ações externas, logo a Polícia Federal não estava aqui na Casa das Mulheres para investigar desvio de verba como está sendo divulgado na imprensa local.

Salientamos que a Casa das Mulheres é uma entidade cadastrada no Ministério Público do Trabalho da 5° região, e por isso já recebeu vítimas de trabalho análogo a escravidão devido a esta pactuação. Além de termos parceria com o Núcleo de Enfretamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), vinculado a Secretária de Justiça e Direitos Humanos da Bahia.

Logo, repudiamos de forma veemente a atitude de alguns profissionais da imprensa local, os quais não apuraram os fatos e nem se quer entraram em contato com a Associação para sondar o mínimo de informação antes de publicar. Tal atitude não condiz com a ética jornalística, repassam informações equivocadas a população e deturpam a imagem de uma Instituição séria.

A Casa das Mulheres é uma entidade que existe a mais de 03 anos, realizando o trabalho de acolhimento a mulheres vítimas de violência em Jequié e região, prestando serviços gratuitos com a equipe multidisciplinar com assistentes sociais, psicólogas e advogadas. Além de oferecermos palestras educativas, cursos e oficinas que geram renda e promovam a autonomia financeira das mulheres", diz a nota.

ENTENDA O CASO

O BZM noticiou no feed do Instagram que "Equipes da Polícia Federal está em Jequié". Ainda não foram divulgadas informações sobre a presença na manhã terça-feira 07.11.2023. As viaturas estão nesta foto, na Rua Lélis Piedade.

Recebemos da senhora Elma Brito esta informação "Visita do Ministério público do Trabalho, Defensoria Pública Federal acompanhado pela Polícia Federal juntas lutando pelo combate de escravo análogo", informou.

Na apuração dos fatos, recebemos esta nota  da Associação Jequieense de imprensa e SINTERP que repudiam e condenam os ataques cometidos pela presidente da Associação Casa das Mulheres, em Jequié.

"Em atendimento a solicitação de populares, por volta das 11h50 da manhã desta terça-feira, 7, os repórteres Cacá Santana, da 95 FM, Sérgio Monteiro, da Rádio Povo FM, e Josafá Oliveira, o Repórter Tatu, da 93 FM, se deslocaram até a Rua Lélis Piedade, Centro de Jequié para apurar uma informação sobre a presença de agentes da Polícia Federal que estariam, supostamente, em ação em uma instituição chamada Casa das Mulheres, na referida via. Ao chegar no local citado, foi identificada a presença de integrantes do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Quando os profissionais se preparavam para buscar informações junto às autoridades presentes, uma mulher, completamente descontrolada, saiu de dentro do imóvel e tentou agredir os profissionais da imprensa. Não obtendo êxito, a mesma passou a agredir verbalmente os trabalhadores, com o uso de palavras chulas, xingamentos e palavras de baixo calão", diz a nota.

"Liberdade de imprensa é a capacidade de um indivíduo de publicar e dispor de acesso a informação, através de meios de comunicação em massa, sem interferência do estado. Embora a liberdade de imprensa seja a ausência da influência estatal, ela pode ser garantida pelo governo através da legislação", fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário