Por Jacy Sturken
Hans Otto Ulrich N.Hubertus Sturken partiu para o Reino da Glória. Está nos braços do Pai Eterno, agraciado pelo Espírito Santo, no dia 07 de novembro de 2023, aos noventa e cinco anos.
Alemão. Com dezesseis anos participou da primeira Grande Guerra. Nasceu na fazenda da família em Stolpe Anklan, em 03 de novembro de 1928. Após a guerra, depois da família ser expulsa da própria propriedade, foram residir em Hamburgo. A Alemanha fracassada, bombardeada. Vítima de um Hitler facista e louco. Cidades e mais cidades ao chão. Um caos. Ela foi se erguendo. Os alemães tiveram muita garra e sabedoria. Hoje a Alemanha é o mais desenvolvido País da Europa. Otto cursou nível superior, fazendo Agronomia de Alimentos. Depois de formado recebeu um convite para trabalhar no Brasil. Veio com muitos sonhos e aqui conseguiu realizá-los. Foi Superintendente da Empresa de alimentos Vigor em São Gonçalo do Sapucaí, Minas Gerais. Depois foi transferido para Feira de Santana , para construir uma fábrica de derivados do leite, do mesmo grupo. Construiu. tornando diretor. Depois de algum tempo se desligou, assumindo a direção da fábrica se sucos Maraú, na mesma cidade.
No ano de 1983 foi convidado para entrar no Grupo Alimba, Alimentos da Bahia. Passou três meses na cidade de Senhor do Bomfim, construiu uma filial. Logo após assume a diretoria da Alimba, residindo em Salvador, onde trabalhou até 1991. A Alimba foi vendida para a Parmalat. Não quis seguir com a nova empresa.
Conheceu sua esposa em Feira de Santana, uma jequieense, que na época estudava graduação em enfermagem na UESF. Era desquitado, casando com Jacy Andrade, pedagoga e enfermeira. Foi uma união de muito amor, paixão mesmo, cumplicidade e respeito. Viajaram muito por vários países. Tiveram uma vida feliz e linda.
Após se desligar da Alimba resolvem mudar pra Jequié. Aqui na nossa Cidade colocaram uma Farmácia " a APHOTEKE" .Aphoteke é Farmácia em alemão.
Sr. Otto como todos chamavam. Um homem culto, lia muito, poliglota. Falava a sua língua, mais o inglês, francês, russo, polonês e italiano. Amava música clássica desde Beethoven, Mozart, Havel, Brahms, Tchaikovsky, Strauss etc.
Quando apareceu André Rieu com sua Orquestra. Ele se encantou. Todos os dias assistia um show pela TV, deste fenomenal violinista Holandês.
Construiu sua residência na Avenida Artur Moraes , casa típica alemã, onde funcionava a APHOTEKE. Lá com simplicidade e vontade aprendeu a ser balconista, junto com sua esposa Jacy e seus grandes e assíduos funcionários. Conviveu com pessoas de todas as classes. O tratamento era igual. Porque ninguém é melhor que o outro. Todos somos irmãos.
Construíram uma Pousada a Garten Villa, para hospedar representantes e professores da UESB.
Em 1998 se aposentou. Continuou com a farmácia e a pousada.
A esposa aposentou também da Secretaria de Educação do Estado. Em 2008 ela se aposenta da Secretaria de Saúde do Estado. Resolveram acabar com os dois comércios. Foram viajar. Aproveitar mais a Vida.
Amava a sogra dona Loura, chamava-a de mãe. Foi um genro maravilhoso. Deu uma vida tranquila e de viagens também.
Teve como companhia fiel a sobrinha Clarissa , foi morar conosco bem jovem ainda. Amiga, presente. Uma filha. Apaixonada por Hans Otto. Dizia ser o paizão dela.
Cal foi muito constante nos momentos difíceis que passamos. Soube cuidar, junto comigo, dando os cuidados necessários até à sua morte . Ele a amava muito. O amor era mútuo.
Outra grande façanha de Hans Otto era seu hobby preferido "Ferreomodelista." O tempo livre era construir maquete de trens.
Uma certa feita. Luis Amaral era Prefeito de nossa cidade. Chegou a conversar com ele. Gostaria de construir uma maquete na Praça Ruy Barbosa. Um mini mundo à vapor. Igual como existe na cidade de Canela, Rio Grande do Sul. Bastaria a Prefeitura comprar todo material. O trabalho seria o legado, que desejava deixar para a cidade que o acolheu tão bem, que a amava demais.
Viveu em Jequié por 32 anos. Uma vida digna. Amou tanto nossa Cidade. Como o povo que o conheceu, certamente também o admirava.
Obrigada à todos que estiveram presente no dia de sua despedida da vida.
Obrigada à todos que queriam muito bem à Hans Otto. Este alemão fantástico
Gratidão à Deus. Jacy Sturken.
Jequié, 14 de novembro 2023.
3 comentários:
Parabéns Jacy, pela homenagem ao grande amor da sua vida.
Realmente eu a conhecia seu Hans Otto,pessoa de grande coração, simples e humano. Jesus a recebeu de braços abertos.
Que história linda❤️Quem deixa boas lembranças não morre, jamais será esquecido.
Obrigada pelo carinho ❤️
Postar um comentário