Estudantes da rede pública do Colégio Estadual Paulo Freire, de Jequié (BA) desenvolveram um dispositivo de segurança para ciclistas. Embasados pelo CTB (Código Brasileiro de Trânsito) Art. 201.“Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinquenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta: Infração - média; Penalidade – multa”.
Orientados pela ciclista e profª de física, Karla Pedroza, os estudantes do 1° ano/ensino médio, Arthur Vieira, Daniel Aguiar e Maria Eduarda, desenvolveram um dispositivo eletrônico anexado a uma bolsa de cintura, que é acoplada ao quadril do ciclista, produzindo vibrações sempre que um veículo desrespeitar a distância lateral recomendada pelo CTB.
O projeto foi selecionado na fase territorial para participar da etapa final da 11° FECIBA Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia de 11 a 15 de dezembro, em Salvador.
Karla ressaltou que pretende juntamente com os estudantes, realizar na 11° FECIBA, uma homenagem em memória dos 4 ciclistas atropelados e mortos este ano em Jequié. “Uma das vítimas, Ilma Cristina, esmagada por um caminhão, era funcionária do colégio onde leciono".
Jequié possui mais de 150 mil habitantes, conta com apenas 6 km de ciclofaixa e é considerada a cidade mais violenta do Brasil, segundo o 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Este ano o Movimento #cicloolhar em alusão (10/12) ao Dia Mundial dos Direitos Humanos, data refletida pelo movimento há 4 anos, com a realização de concursos culturais, optou por homenagear na sua 5° edição, a iniciativa estimulada pela profª Karla, concedendo-lhe uma singela homenagem, entrega de plaquinha e camisa do movimento.
“Toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar no progresso científico e nos benefícios que deste resultam”. Art. 27 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, contudo, ainda há uma longa pedalada para que a ciência e a cultura da bicicleta sejam usufruídas plenamente com segurança e como um direito para todos/as.
Leia + no blog: Cicloolhar.blogspot.com
Por: @dadogalvao - @cicloolhar
Um comentário:
Parabéns para os estudantes e professora precisamos de mais jovens como vocês para desenvolver projetos é ajudar a ter segurança para todos os ciclistas não só de Jequié mas para todos no país
Postar um comentário