Foto: Marcos Frahm |
Um levantamento feito pelo jornalista Mateus Oliver, na área de abrangência da 9º Coordenadoria da Polícia Civil (9º Coorpin), 19° Batalhão da Polícia Militar e 55ª CIPM, na região Sudoeste e parte do Sul da Bahia, junto à Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/BA), constatou um total de 33 ocorrências registradas por homicídios, nos meses de janeiro e fevereiro de 2024.
De acordo com o jornalista, dados enviados pela SSP/BA, Jequié foi o Município, dentro dos limites da 9ª Coorpin, que mais teve homicídios neste bimestre, apresentando um total de 13 homicídios e cinco tentativas no geral; detalhando, foram cinco assassinatos no mês de Janeiro e oito no mês de fevereiro.
Já na região Sul da Bahia, que ainda faz parte da área da mesma coordenadoria, Ipiaú lidera o ranking de mortes por ataque criminoso letal; O município registrou nos dois primeiros meses do ano, seis tentativas e quatro homicídios, seguido por Ibirataia, que apresentou quatro homicídios e uma tentativa.
No Vale do Jiquiriçá, Jaguaquara pontuou em destaque com seis homicídios e uma tentativa nos primeiros dois meses do ano de 2024, seguida por Santa Inês que registrou um homicídio e duas tentativas.
Maracás, Itiruçu, Iramaia, e Jitaúna somaram cada uma com um homicídio; sendo que Maracás, Itiruçu, Irajuba, Apuarema e Planaltino ainda registraram uma tentativa de execução cada um.
A Coordenadoria atende 24 municípios e os demais que não aparecem na matéria, estão sem registro, por esses dois tipos de crimes até o momento.
Vale ressaltar, que a Coordenadoria até 2022 contava com um setor de investigações voltados apenas para CVLIs, que foi desativado e não mais posto em atividade. Diante desta quantidade de homicídios e tentativas, a 9ª Coorpin não detalhou quantos destes estão elucidados, tampouco se há alguém preso pelos delitos cometidos.
Em 2023, Jequié foi apontada pelo Anuário da Violência, órgão que monitora os números de ocorrências policiais, em todo o Brasil, como município de até 100 mil habitantes, a mais violenta do país; números que foram contestados verbalmente pelas forças de segurança local, mas que não foi apresentado dados que comprovem tais contestações.
Seguindo um Ranking de classificação deste estudo, o municípios de Jequié, foi o que mais apresentaram ocorrências de crimes contra a vida, nos dois primeiros meses do ano. Infelizmente Jequié aparece encabeçando a contagem, Veja:
1°Jequié
2°Jaguaquara
3° Ipiaú
4° Ibirataia
5° Santa Inês
Ao todo, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia; 33 homicídios e 20 tentativas foram registradas nos dois primeiros dois meses de 2024, na área de abrangência da 9ª Coordenadoria.
Nesta segunda-feira 04.03.2024, profissionais de imprensa de Jequié, noticiaram nas emissoras de rádio mais quatro homicídios, ocorrido na final de semana. Aumentando para 17 assassinatos em Jequié no início deste trimestre de 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário