O Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores (GPEA-FP) expressa profunda preocupação e indignação diante das intervenções ao ambiente que ameaçam o bem-estar da população jequieense e das demais espécies que aqui habitam.
Em meio às alterações climáticas que já afetam o nosso planeta, observamos com apreensão a intensificação dessa problemática em nosso município, que enfrenta períodos de extremo calor, afetando criticamente a dinâmica de sobrevivência dos seres vivos. Além disso, Jequié tem sido alvo de uma série de ações que impactam negativamente o nosso ambiente urbano.
As áreas verdes, estão cada vez mais escassas, o solo, outrora fértil é agora revestido por gramados sintéticos e a remoção das árvores nas praças públicas marcam um cenário de ecocídio.
O rio Jequiezinho, outrora um símbolo vivo e essencial para a nossa cidade, ao longo da história se transformou em um esgoto a céu aberto. Durante períodos de chuvas intensas, sua capacidade de transbordamento representa uma ameaça constante para a população local e em condições de risco permanente, resultando em alagamentos recorrentes que afetam diretamente a vida dos moradores.
Diante desse cenário, o GPEA-FP reforça seu compromisso com a defesa da vida e da sustentabilidade em Jequié. E Convocamos todos os interessados a se unirem a nós na busca por soluções que promovam uma cidade mais equilibrada e justa para todos.
Um comentário:
Que ABSURDO. Isto é "obra" da Prefeitura??? 🤮
Postar um comentário