A Cooperativa de Leite Jequié foi homenageada pela Câmara Municipal por iniciativa do vereador Ivan do Leite, autor de uma Moção de Aplausos em reconhecimento ao que a mesma tem feito desde o ano de 2000 quando foi criada.
A cooperativa surgiu de uma necessidade imposta pela legislação vigente no Brasil onde diz que cidades com um determinado número de habitantes não podem comercializar produtos de origem animal na forma in natura, isto é, sem ter passado por um processo de industrialização.
Ivan do Leite lembra que a associação de produtores e distribuidores de leite e derivados foi resultado de uma parceria com a Prefeitura, através da diretora da Vigilância Sanitária, que auxiliou em todo o processo.
Na sequência, houve a aquisição de um terreno, no Distrito Industrial e, com a participação do Governo do Estado, através da secretaria de Indústria e Comércio, deu-se início a construção física do laticínio e compra do maquinário necessário para industrialização, armazenamento e distribuição de leite pasteurizado, na forma de saquinho barriga-mole como é popularmente conhecido o principal produto da cooperativa.
“Infelizmente, depois de sucessivas crises financeiras, agravadas com a pandemia e da crise climática ocorrida nos últimos anos, o grupo enfrenta problemas com o retorno do comércio clandestino de leite in natura na cidade”, lamenta o vereador Ivan do Leite.
Diante dessa situação, a Cooperativa vem sofrendo nas questões financeiras e tem procurado apoio dos órgãos fiscalizadores como a ADAB e a própria Vigilância Sanitária, para que se faça a proibição do comércio clandestino bem como vem procurando parcerias como os meios de comunicação pra alertar a população sobre os riscos eminentes à saúde em adquirir esses produtos na forma que é praticado.
Conclui afirmando que a Cooperativa tem uma equipe de funcionários capacitada no recebimento onde se faz as análises necessárias e técnicos no processo de pasteurização e tudo sob a responsabilidade de um médico veterinário que está presente a todo processo de industrialização dos produtos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário