texto rotativo

Quest: 63% dos baianos aprovam o governo de Jerônimo Rodrigues

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


Publicidade

 


quarta-feira, 10 de julho de 2024

Julho Amarelo: Especialista destaca importância da testagem e do diagnóstico precoce das hepatites virais

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil. É uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Muitas vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 1,2 milhão de pessoas no Brasil vivem com hepatite B ou C sem terem sido diagnosticadas. Ainda de acordo com a pasta, cerca de um em cada quatro brasileiros não sabe que tem hepatite B.

No mês de conscientização e combate das hepatites virais, a infectologista Vanessa Teixeira ressalta a importância do diagnóstico precoce para o tratamento das hepatites B e C, que, diferentemente da hepatite A, podem evoluir para uma doença crônica.

“As hepatites pelo vírus A (hepatite A) costumam ter um quadro benigno na maioria das vezes, com uma incidência maior nas crianças, sendo transmitida por contaminação de fontes de água ou alimentos. Já as hepatites B e C podem evoluir para uma hepatite crônica, com uma inflamação leve do fígado, quase sem sintomas. Caso não sejam diagnosticadas, podem, com o tempo, gerar uma cirrose ou câncer de fígado”, explica a infectologista, que também é professora do curso de Medicina do Centro Universitário UniFG.

Com transmissão predominantemente sexual ou por objetos perfuro cortantes contaminados (agulhas, alicates de unha, etc), as hepatites B e C podem ser detectadas em apenas 30 minutos por meio de testagens disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). “É muito importante realizar exames de rotina para hepatite B e C, mesmo sem sintomas, a fim de detectar precocemente uma hepatite silenciosa”, orienta a Dra. Vanessa.

Além dos testes rápidos, manter a vacinação em dia é outra ação muito importante para prevenção das hepatites. As vacinas contra hepatite A e hepatite B são disponibilizadas pelo SUS para todas as crianças e adultos. Para hepatite A, são aplicadas duas doses a partir de um ano de idade e para a hepatite B são três ou quatro doses a partir do nascimento. A hepatite C ainda não conta com vacina disponível.

A professora da UniFG destaca, por fim, que os tratamentos das hepatites B e C são realizados com medicações antivirais, disponíveis no SUS e com boa eficácia. “O maior mito envolvendo hepatites virais é que a hepatite crônica não tem cura. Hoje já temos esquemas terapêuticos de excelente eficácia, principalmente para a Hepatite C, com taxas de sucesso próximas a 100% em 4 meses de tratamento”, finaliza.





Sobre a Inspirali    

Criada em 2019, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. É uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos e 14 instituições – localizadas em capitais como São  Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Natal – e importantes centros de desenvolvimento do país, como Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Cubatão (SP), Tubarão (SC), Vespasiano (MG), Irecê̂ (BA), Jacobina (BA), Guanambi (BA) e Brumado (BA).   

    

As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. O portfólio da Inspirali contempla também cursos livres e especializações focados na medicina integrativa e aborda temas relevantes no cenário global, a exemplo da pós-graduação em cannabis medicinal, primeiro curso na área certificado pelo Ministério da Educação (MEC). A aprendizagem digital ativa oferece recursos tecnológicos (robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada MedRoom) e apoio socioemocional, assim como as atividades práticas e o acompanhamento personalizado.     





Sobre a UniFG

Com 20 anos de história completados em 8 de novembro de 2022, a UniFG desenvolve ensino, pesquisa e extensão através dos seus mais de 30 cursos de graduação ofertados nas cidades baianas de Guanambi e Brumado. Dona de conceito institucional máximo (nota 5) no Ministério da Educação (MEC), a UniFG é responsável pela formação de milhares de profissionais em diversas áreas do conhecimento.

Em 2020, a UniFG se integrou ao maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, que tem mais de 300 mil alunos e quase 20 anos de história. Em 2022, a instituição inaugurou um novo campus em Brumado e lá iniciou as atividades do primeiro curso de Medicina da região. Alunos de Medicina dos municípios em que a UniFG atua ainda contam com a Inspirali, um dos principais players de educação continuada na área médica do país.

Atualmente, o centro universitário tem 18 cursos com notas 4 ou 5 na avaliaçao do MEC, entre eles, Direito, Estética e Cosmética e Odontologia, estes, que obtiveram nota máxima do órgão. Em 2022, recebeu 45 estrelas (distrituídas em 14 cursos) na edição do Guia da Faculdade, plataforma que avalia cursos de ensino superior país afora. Desde 2012 recebe o selo de instituição socialmente responsável, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que reconhece instituições que promovem projetos sociais nas áreas de saúde, educação, cultura e meio ambiente, entre outros.

Saiba mais em www.centrouniversitariounifg.edu.br


Nenhum comentário: