texto rotativo

Quest: 63% dos baianos aprovam o governo de Jerônimo Rodrigues

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


Publicidade

 


domingo, 4 de agosto de 2024

Drª Evelyn Amorim: Conheça o perfil da mais nova cidadã Jequieense

Filha do Pastor e Filósofo Ernesto Soares da Silva e da Musicista e Professora Telma Santana Amorim Silva, Evelyn Amorim Silva nasceu na cidade de Recife/PE, onde seus pais, baianos, completaram formação teológica no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil.

Para acompanhar o ministério dos pais, domiciliou-se em diversas cidades dos estados de Pernambuco e da Bahia, vindo a fixar residência em Itabuna/BA, quando ingressou no curso de Direito na Universidade Estadual de Santa Cruz, sendo a única aluna oriunda de colégio público de sua turma e vindo a passar na prova da OAB com nota máxima, após sua formatura.

Em Itabuna estabeleceu escritório de advocacia atuando nas áreas trabalhista e cível, mas quando foi aprovada no concurso da Caixa Econômica Federal em 2008, ali foi revelada sua maior vocação: gerir questões afetas ao direito público, cooperando, através de suas atividades, com as ações federais no fomento ao desenvolvimento dos municípios baianos.

Em 2012 recebeu o desafio de supervisionar a região de Jequié, quando foi necessário mudar-se para esta cidade e aqui estruturar uma Assistência Técnica mais estreita e eficaz, a fim de que o município se emancipasse na gestão de seus convênios e contratos, que até então não eram compatíveis ao potencial da localidade.

Assim, representando a CAIXA na área de governo, a Dra. Evelyn passou a prospectar e acompanhar o andamento dos contratos de repasse junto ao Orçamento Geral da União (OGU), os termos de compromisso no âmbito do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC), as operações de financiamento, as parcerias público-privadas, além de procurar soluções para a retomada das obras paralisadas.

De forma mais efusiva, no período da pandemia, auxiliou não apenas Jequié, mas todos os municípios circunvizinhos na rotina de gestão do Auxílio Brasil, para que o benefício chegasse ao máximo de pessoas em situação de pobreza.

É impossível também deixar de ressaltar a interlocução que a servidora prestou junto ao Programa Minha Casa, Minha Vida na cidade, com palestras versando sobre Direito de Vizinhança, orientações junto à Diretoria de Habitação na condução do programa, a retomada do trabalho social nos residenciais, além de toda dinâmica para liderar a entrega das unidades habitacionais com a presença de Ministros e autoridades do mais alto escalão do Governo Federal, colocando o município em destaque nacional.

A mencionada servidora pública não mediu esforços para atender o município de Jequié nos dois anos em que a cidade esteve em estado de calamidade: montou um gabinete de crise, reuniu-se com o prefeito, secretários e gestores municipais para assessorar o Ente a atender as regras do FGTS Calamidade, além de esclarecer sobre a operacionalização de um programa regional de renda, consolidando os anseios da gestão municipal com o Programa Renda Forte Jequié. Todo esse movimento se deu notadamente para que os atingidos pelas enchentes pudessem superar a situação de forma digna e mais célere.

Dra. Evelyn é casada com o empresário Oscar Almeida do Nascimento com quem tem duas filhas: Cecília, de 4 anos, e Luiza, de 2 anos.

"Ao longo dos seus 10 (dez) anos de serviços públicos prestados nas comunidades de Jequié (de forma direta ou indireta) atuando pela conceituada instituição Caixa Econômica Federal, sinto-me deveras honrado em conceder tamanha e merecida honraria à Homenageada. Por essas e outras razões, como a sua vida íntegra e caráter ilibado, goza de grande prestígio na cidade e tem o respeito e a gratidão da nossa gente que já a acolheu como filha ilustre dessa cidade, goza de bom relacionamento com muitos integrantes dessa conceituada casa legislativa, e outras autoridades locais, bem como de todos que a conhecem, sendo assim conclamo aos meus pares que seja aprovado o “Título de Cidadã Honorária” de Jequié à DRª EVELYN AMORIM SILVA", disse o vereador Daubti Rocha Guimaraes (Colorido).

Nenhum comentário: