Iniciada em julho deste ano, a ampliação do sistema de abastecimento de água (SAA) de Jequié está em andamento com a construção de mais um reservatório apoiado com capacidade para 2,5 milhões de litros e de uma estação de bombeamento, no Alto do Cruzeiro, para transportar água desse centro de reservatórios para outros da rede distribuidora de água tratada de Jequié. Também foi iniciada a obra de ampliação da estação de tratamento de água (ETA) do Criciúma que, de acordo com o projeto terá sua capacidade de tratar água ampliadade 257 litros por segundo (l/s) para 300 l/s.
“A Embasa está executando o projeto de ampliação do SAA de Jequié, um investimento de R$ 51 milhões com várias frentes de intervenção na cidade. No momento, estamos com frentes no Alto do Cruzeiro e na estação de tratamento do Criciúma. Posteriormente, vamos iniciar outras frentes para a construção de mais reservatórios e estações de bombeamento, assim como para a implantação de redes adutora e distribuidora em ruas de Jequié”, explica o gerente de obras Heber Andrade.
A infraestrutura adicional que está sendo instalada vai dotar o SAA de Jequié de capacidade para produzir e distribuir água tratada na quantidade e qualidade necessárias para atender o crescimento do município nas próximas três décadas.“Essa obra vai remodelar a infraestrutura de abastecimento de água de Jequié, resultando em melhoria na qualidade do serviço de abastecimento de água da cidade e, também, preparar o sistema para o futuro, atendendo vetores de crescimento e demanda da população para os próximos 30 anos”, ressalta o gerente regional Gabriel Ramos,
Projeto
O projeto de ampliação que está sendo executado prevê a implantação de 15.142 metros de novas adutoras, quatro estações de bombeamento, nove reservatórios apoiados e um reservatório elevado para a lavagem dos filtros da estação de tratamento de água (ETA) do Criciúma, 31.179,5 metros de rede distribuidora e melhoria em dois módulos das ETAs do Criciúma e da Barragem da Pedra.
Atualmente, o SAA de Jequié atende 69.488 domicílios, o equivalente a aproximadamente 152 mil pessoas atendidas, distribuindo, por 24 horas, 257 litros por segundo de água tratada produzida em duas estações de tratamento a partir de captações na Barragem do Criciúma e na Barragem da Pedra. Durante o inverno, o sistema distribui apenas a água produzida pela ETA Criciúma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário