Ruas de vários bairros de Jequié estão recebendo mais pontos de ligação à rede pública coletora de esgoto para que mais imóveis tenham acesso ao serviço de coleta de esgoto, tratamento e disposição adequada de efluentes sanitários. O investimento, da ordem de R$ 4,8 milhões com recursos próprios da Embasa, está implantado a infraestrutura necessária para coletar o esgoto de mais 833 domicílios e, também, captar os lançamentos irregulares de esgoto nos rios Jequiezinho e das Contas em tempo seco (quando não chove).
“As frentes de obra foram iniciadas em junho deste ano e devem ser concluídas em junho de 2025. Já concluímos as ligações no loteamento Jardim Amaralina e estamos trabalhando, no momento, nas ruas Durval Pires, Vanderli Malta Veiga, 2ª travessa Vanderli Malta Veiga, rua Flávio Guedes Araújo, no Cohim. Posteriormente, vamos chegar no Joaquim Romão, KMs 3 e 4, Jequiezinho, Cidade Nova, Curral Novo, Mandacaru, entre outros bairros”, explica o gerente regional Gabriel Ramos.
Com esse investimento, a Embasa vai ampliar a cobertura de atendimento de esgotamento sanitário para 89,4% na sede municipal de Jequié, e garantir a qualidade das águas do rio Jequiezinho e rio de Contas com as nove estruturas de captação do esgoto lançado na bacia desses rios durante tempo seco.
As captações em tempo seco constituem uma solução provisória para garantir a qualidade ambiental dos rios que passam pela cidade até que os investimentos previstos pela empresa para se alcançar uma cobertura de 90%, até 2033, sejam entregues, como consta no contrato de programa com o município.
O sistema de esgotamento sanitário de Jequié atende atualmente 59.454 domicílios, tem 464 quilômetros de rede coletora, 19 estações de bombeamento e uma estação de tratamento de esgoto situada no bairro Jequiezinho, de onde é destinado efluente tratado, livre de carga poluidora, para o Rio das Contas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário