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sábado, 28 de setembro de 2024

Vazamento interno pode ser vilão em casos de estouro na conta de água

 

No dia do Encanador celebrado nesta sexta-feira (27), profissional dá dicas para identificar e resolver o problema


A fatura da Embasa chegou e o valor veio muito mais alto do que o habitual? Se não houve mudança no padrão de consumo do imóvel (como a chegada de um novo morador ou uma visita mais prolongada, ou uso da água para uma reforma ou construção, por exemplo), este pode ser um alerta de que existe algum vazamento oculto na rede hidráulica interna.  No Dia do Encanador, celebrado na sexta-feira (27 de setembro), trazemos dicas do profissional que é fundamental para descobrir os vazamentos ocultos na rede interna doméstica. Por serem invisíveis e difíceis de detectar, eles são verdadeiros vilões dos aumentos abruptos no valor da conta de água.

“Como a responsabilidade da Embasa se limita até o ponto de entrega da água, que é o hidrômetro, a empresa não pode entrar na casa dos clientes. Mas o encanador particular, sim! É ele quem investiga a sua rede hidráulica interna, identifica os vazamentos e recomenda os consertos necessários para sanar o problema”, pontua João Ricardo Souza, gerente de Relacionamento com Usuários.

Para o encanador Alan dos Anjos, uma das principais dicas antes de buscar uma ajuda especializada é ficar de olho no hidrômetro. “Logo ao acordar, antes de abrir qualquer transmissão de água, vá olhar o hidrômetro. Se os registros estão todos fechados e o ponteiro está girando é porque existe vazamento”, indica. No ramo há mais de sete anos, na capital baiana, Alan conta hoje com uma equipe de cinco funcionários para dar conta da demanda de condomínios e, também, domicílios residenciais e comerciais.

Negociação do débito | Quando ocorrem debaixo do chão ou no interior das paredes, sem que o morador perceba, os vazamentos ocultos podem se tornar sinônimo de dor de cabeça e no bolso. Por não serem visíveis, fica mais difícil a identificação do ponto exato do vazamento para a correção devida. Manchas de humidade na parede, caixas d’água, descargas e torneiras pingando ou emitindo ruídos atípicos também podem ser sinais de prejuízo e desperdício.

Conforme determinação da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa), a responsabilidade da Embasa se limita até o ponto de entrega da água, ou seja, o hidrômetro. Após este ponto, a responsabilidade da correção de vazamentos dentro do imóvel é de responsabilidade do usuário.

“Em caso de vazamento que foi identificado e resultou em um estouro no valor da conta, o usuário pode entrar em contato com os canais de atendimento (www.atendimentovirtual.ba.gov.br e 0800 0555 195), informar que houve um vazamento interno e apresentar uma solicitação formal de revisão da conta, explicando o ocorrido com imagens e demais documentos comprobatórios da correção do vazamento, para posterior análise e identificação de alternativa que se encaixe à necessidade do cliente”, afirma Thalita Vieira, gerente comercial da Embasa.

Outra facilidade que o usuário pode usufruir no atendimento virtual da Embasa é a simulação da negociação de débitos (contas atrasadas) que pode ser feita no Atendimento Virtual da Embasa . Na simulação, o usuário escolhe a melhor forma de parcelamento de acordo acordo com sua conveniência e capacidade de pagamento.

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