Por Antônio Marcelo
A vitória de Trump foi legitimada pela competência dos Republicanos e pelo desastre da política externa do governo Biden, assim como a pouca eficiência da política econômica interna quanto aos resultados esperados pela maior parte da população.
Em 04 anos de mandado o Biden não não teve habilidade suficiente em lidar com a guerra Rússia X Ucrânia, não promoveu nenhum diálogo consistente com os países Latino Americanos.Alem disso, tentou ir para um embate político no qual ele mesmo foi rifado por muitos do partido Democrata e grandes financiadores da campanha.
Não teve sabedoria nem por parte dele e nem por parte da vice presidente, ex candidata, em mantê-la, desde o início do mandato em evidência ,visto que o próprio perfil de Biden era e é muito tímido ou acanhado para um Império que precisava e precisa de liderança que evidenciasse força e determinação.
Mostrou-se frágil para ser mediador nos conflitos Rússia e Ucrânia, assim como nos conflitos do oriente médio, além de assitir quase que passivo a ONU ser mais desmoralizada e colocada em segundo ou terceiro plano como instituição.
Em todo momento que um império é questionado ou tem rivais em níveis econômico e político a tendência é que grande parte da sociedade daquele país deseja a existência de liderança que possa até não ser " forte " , mas que pareça ser " forte" e determinado e isso ele não é e não foi.
Agora é esperar o novo governo começar e verificar quais ações ou medidas irão ser tomadas na economia interna e na política externa.
O americano, em sua maioria , foi pragmático e com pragmatismo vai cobrar sempre resultados econômicos e valorização do seu país como império.
Nenhum comentário:
Postar um comentário