Foto: Arquivo A Tarde Professor Roberto Gondim |
A educação no Brasil vive um momento decisivo, e a Bahia está pronta para liderar o debate. Nos dias 18 e 19 de novembro, o Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA) realiza a 2ª edição consecutiva do encontro "Conselho de Educação & Escolas Privadas", um evento pensado para promover um diálogo transformador com as instituições particulares de ensino, abordando a educação inclusiva como pilar para um futuro mais igualitário. No Fiesta Convention Center, em Salvador, mais de mil gestores, educadores e especialistas de todo o Estado estarão reunidos para discutir o tema central deste ano: “Educação Inclusiva e Transformadora”.
O encontro promete uma discussão que vai muito além das normativas – é um espaço para reflexão e inovação, atendendo às expectativas da comunidade escolar. Em um momento em que o setor educacional se encontra em constante transformação, as escolas particulares, muitas vezes pioneiras em práticas pedagógicas e gestão, desempenham um papel essencial na implementação de novas abordagens para inclusão e participação democrática. Este evento abre uma plataforma única para que o Conselho e essas instituições de ensino compartilhem suas práticas, preocupações e ideias, numa construção conjunta de políticas que sejam, de fato, aplicáveis e que ressoem com a realidade educacional dos 27 Territórios de Identidade baianos.
O presidente do CEE-BA, Roberto Gondim Pires, enfatiza que este diálogo aberto é essencial para a construção de uma educação que atenda às reais necessidades da Bahia, com práticas educacionais que preparem todos os estudantes para o futuro. “Estamos falando de uma educação viva, que envolve o direito de aprender e a responsabilidade de incluir. Nossa meta é assegurar que as normas do Sistema Estadual de Ensino reflitam as necessidades e os desafios de cada instituição” destaca o presidente, reforçando a importância dessa troca para fortalecer o entendimento e a prática das políticas educacionais.
Com palestrantes de renome e temas de relevância nacional, o encontro traz abordagens inovadoras para a inclusão e para a regulamentação. No primeiro dia, o destaque será o painel “Inclusão e Direito à Educação: Desafios das Escolas de Educação Básica”, com a promotora Cíntia Guanaes, do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que abordará os direitos fundamentais e a responsabilidade das escolas. Logo após, a professora Dra. Enicéia Mendes, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), apresentará o “Desenho Universal de Aprendizagem e Sistema de Suporte Multicamadas”, um modelo que oferece suporte personalizado a cada estudante. Outros nomes da programação incluem a professora Erica Daiane Ferreira Camargo, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que trará sua expertise sobre os desafios e potencialidades de estudantes neurodivergentes no ambiente escolar.
No segundo dia, as mesas trarão temas cruciais, como o uso de celulares em sala de aula, as mudanças do Novo Ensino Médio e a violência nas escolas. A juíza Maria Fausta Cajahyba Rocha e a promotora Marina Miranda Almeida das Neves comandarão um debate fundamental sobre bullying, cyberbullying e a importância da justiça restaurativa como ferramenta para ambientes escolares mais seguros e respeitosos.
SERVIÇO
2ª Edição do Encontro do Conselho de Educação & Escolas Privadas da Bahia
Data: 18 e 19 de novembro de 2024.
Local: Fiesta Convention Center, em Salvador.
Horário: das 8h30min às 18h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário