texto rotativo

Prefeito recebe viatura blindada para reforça segurança em Jequié

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


domingo, 17 de novembro de 2024

Conselho Estadual de Educação reúne escolas privadas para diálogo democrático sobre educação inclusiva e transformadora

 

Foto: Arquivo A Tarde Professor Roberto Gondim 

A educação no Brasil vive um momento decisivo, e a Bahia está pronta para liderar o debate. Nos dias 18 e 19 de novembro, o Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA) realiza a 2ª edição consecutiva do encontro "Conselho de Educação & Escolas Privadas", um evento pensado para promover um diálogo transformador com as instituições particulares de ensino, abordando a educação inclusiva como pilar para um futuro mais igualitário. No Fiesta Convention Center, em Salvador, mais de mil gestores, educadores e especialistas de todo o Estado estarão reunidos para discutir o tema central deste ano: “Educação Inclusiva e Transformadora”.

 
O encontro promete uma discussão que vai muito além das normativas – é um espaço para reflexão e inovação, atendendo às expectativas da comunidade escolar. Em um momento em que o setor educacional se encontra em constante transformação, as escolas particulares, muitas vezes pioneiras em práticas pedagógicas e gestão, desempenham um papel essencial na implementação de novas abordagens para inclusão e participação democrática. Este evento abre uma plataforma única para que o Conselho e essas instituições de ensino compartilhem suas práticas, preocupações e ideias, numa construção conjunta de políticas que sejam, de fato, aplicáveis e que ressoem com a realidade educacional dos 27 Territórios de Identidade baianos.
 
O presidente do CEE-BA, Roberto Gondim Pires, enfatiza que este diálogo aberto é essencial para a construção de uma educação que atenda às reais necessidades da Bahia, com práticas educacionais que preparem todos os estudantes para o futuro. “Estamos falando de uma educação viva, que envolve o direito de aprender e a responsabilidade de incluir. Nossa meta é assegurar que as normas do Sistema Estadual de Ensino reflitam as necessidades e os desafios de cada instituição” destaca o presidente, reforçando a importância dessa troca para fortalecer o entendimento e a prática das políticas educacionais.
 
Com palestrantes de renome e temas de relevância nacional, o encontro traz abordagens inovadoras para a inclusão e para a regulamentação. No primeiro dia, o destaque será o painel “Inclusão e Direito à Educação: Desafios das Escolas de Educação Básica”, com a promotora Cíntia Guanaes, do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que abordará os direitos fundamentais e a responsabilidade das escolas. Logo após, a professora Dra. Enicéia Mendes, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), apresentará o “Desenho Universal de Aprendizagem e Sistema de Suporte Multicamadas”, um modelo que oferece suporte personalizado a cada estudante. Outros nomes da programação incluem a professora Erica Daiane Ferreira Camargo, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que trará sua expertise sobre os desafios e potencialidades de estudantes neurodivergentes no ambiente escolar.
 
No segundo dia, as mesas trarão temas cruciais, como o uso de celulares em sala de aula, as mudanças do Novo Ensino Médio e a violência nas escolas. A juíza Maria Fausta Cajahyba Rocha e a promotora Marina Miranda Almeida das Neves comandarão um debate fundamental sobre bullying, cyberbullying e a importância da justiça restaurativa como ferramenta para ambientes escolares mais seguros e respeitosos.
 
SERVIÇO
2ª Edição do Encontro do Conselho de Educação & Escolas Privadas da Bahia
Data: 18 e 19 de novembro de 2024.
Local: Fiesta Convention Center, em Salvador.
Horário: das 8h30min às 18h.
 

Nenhum comentário: