texto rotativo

Vende-se dois terrenos no loteamento Sol Nascente. Área de 360 metros quadrados ou individual 8X20. Contato 73 9 8816-0375

Publicidade

Publicidade

Publicidade

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Faculdade de medicina UnexMED Jequié inicia primeira semana de aulas com programação especial

Coordenador Radmesse Britto recepcionou convidados que foram conhecer a importância do curso de medicina para o desenvolvimento econômico de Jequié 

A UnexMED Jequié iniciou a Semana de Acolhimento do semestre 2025.1, especialmente organizada para os alunos do curso de Medicina, com momentos especiais de celebração e confraternização. A diretora da instituição, Milena Bahiense, o coordenador Radmesse Britto e a coordenadora adjunta Luana Reis integraram calouros e veteranos ao ambiente acadêmico com palestras, música ao vivo e entrega de brindes.

A programação da mesa-redonda presidida pelo médico Radmesse Britto e pela diretora da unidade, Milena Bahiense teve a participação de Ana Paula Camargo, diretora do Hospital Geral Prado Valadares; do Coronel da PM e Médico Murilo Nascimento, representando o Colégio da Polícia Militar de Jequié, do secretário de Saúde de Jequié, Marlon Pereira; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Celso Argolo e do presidente do CDL, Renan da Guarda.

Para Celso Argolo, presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Jequié, órgão que atua na formulação e fiscalização da política de saúde do município e faz o controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), os futuros médicos precisam aprender que o cuidado com as pessoas não pode ser seletivo: “Precisamos cuidar de pessoas de forma coletiva, humanizada. É preciso haver uma interação do médico com o paciente para que a indicação do tratamento seja correta”, esclareceu. 

A mestre de cerimônia e mediadora da mesa-redonda, Luana Reis, enfermeira e pós-doutora em Enfermagem e Saúde, foi elucidativa na sua fala ao dizer que não deveria ser necessário falar em Medicina humanizada, já que todos somos humanos. Para ela, prestar um atendimento humanizado deveria ser uma condição e não um diferencial para os profissionais da área de saúde.

Diretora do Hospital Geral Prado Valadares, a enfermeira Ana Paula de Assis Camargo Lacerda, evidenciou a importância da parceria com a UnexMED Jequié para fortalecer o sistema público de saúde do município. O HGPV é um dos principais hospitais de referência regional do interior do Estado da Bahia, com especialidades em Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Psiquiatria, Neonatologia, Obstetrícia e Terapia Intensiva. 

O secretário de saúde de Jequié, Marlon Pereira defendeu o processo de interiorização da Medicina promovido pela UnexMED. Para ele, os alunos de Medicina são privilegiados por não precisarem morar distante da família e dos amigos e sair das suas cidades, para estudar em uma faculdade de excelência com nota máxima no MEC: “Já pensou se vocês tivessem que estudar a quilômetros de distância daqui, tendo que usar transporte público, cozinhar e limpar? Essa é a grande transformação que a UnexMED trouxe para a vida de vocês e que nós não tivemos”, destacou enquanto falava para os alunos presentes durante a formação da mesa-redonda.

Estudar Medicina é um sonho e independe da idade


Para o fisioterapeuta Maurício Tavares, aluno da primeira turma da UnexMED Jequié, “estudar Medicina é um sonho para todos nós. Os desafios, as dificuldades enfrentadas até chegarmos à aprovação do vestibular é grande, mas os sonhos não envelhecem. Eles nos mantêm resilientes para conseguirmos nos formar com excelência”, teorizou.  

O advogado Anderson Machado, aluno do segundo ano de Medicina, disse estar muito satisfeito em começar essa nova etapa: “O curso, sem dúvida, precisa de muita dedicação, muito estudo, mas a instituição nos proporciona todo suporte. Aqui a gente se sente acolhido e atendido em todos os aspectos. É uma experiência muito satisfatória, muito engrandecedora fazer parte dessa nova fase”, declarou.

Alunas do primeiro ano do curso de Medicina da UnexMED Jequié, Malu Fernandes, 25, e Clara Andrade, 17, optaram por cursar Medicina na UnexMED Jequié a ter que fazer vestibular em outra instituição e elogiaram o processo de integração com os colegas na primeira aula de Bioquímica que tiveram: “foi muito bom, principalmente para os calouros”.

Com FIES, o sonho de estudar Medicina vira realidade


Estudar agora e pagar depois em uma das maiores instituições de ensino do Nordeste é uma realidade para quem aproveita o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), criado pelo Governo Federal. É possível financiar parte ou a totalidade da mensalidade do curso, com juros baixos ou nulos, dependendo da renda familiar. Para participar, é necessário ter realizado alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2010, com pontuação mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação. As inscrições acontecem até 7 de fevereiro e devem ser feitas pelo portal oficial do programa (fies.mec.gov.br).Os interessados podem conferir os cursos disponíveis e obter mais informações nos sites www.uniftc.edu.br e www.unex.edu.br. 

A Rede UniFTC/UnexMed oferece suporte especializado para auxiliar os candidatos em todo o processo de inscrição e contratação do financiamento. As unidades estão localizadas em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Jequié e Juazeiro, além de Petrolina, em Pernambuco. Há 20 anos, a Universidade de Excelência transformou o cenário do ensino médico no estado, fundando a terceira faculdade de Medicina da Bahia, após um intervalo de 50 anos sem novas instituições na área.

Nenhum comentário: