texto rotativo

Vende-se dois terrenos no loteamento Sol Nascente. Área de 360 metros quadrados ou individual 8X20. Contato 73 9 8816-0375

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


quarta-feira, 19 de março de 2025

Jequié: 21 casos de Chikungunya, 8 casos de Dengue, sendo que 9 dos casos de Chikungunya teriam ocorrido no Loteamento Água Branca

A prefeitura não tem uma política de limpeza nos bairros carentes de Jequié. 

Segundo informações da própria Secretaria de Saúde Jequié, que promoveu nesta última sexta-feira, 14, um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti no Loteamento Água Branca, no bairro Jequiezinho. A ação mobilizou equipes de Agentes de Combate às Endemias, da Unidade de Saúde da Família Amando Borges e servidores da Secretaria de Serviços Públicos para reforçar a limpeza urbana e eliminar criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A iniciativa faz parte do plano de enfrentamento às arboviroses no município, intensificado devido ao aumento de casos na localidade.

De acordo com o painel de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), nos primeiros meses de 2025, foram registrados 7.424 casos prováveis de dengue no estado e, em Jequié, o Departamento de Vigilância Epidemiológica registrou no Levantamento de Índices para Aedes aegypti (Indice de Infestação Predial) que três bairros e/ou localidades estavam com indicador epidemiológico que inspira cuidados: O Loteamento Água Branca (3,79), o Mandacaru (4,83) e a região do Alto da Pedreira (3,92). O avanço fez com a Secretaria de Saúde intensificasse as estratégias preventivas para reduzir a proliferação do mosquito.

Ainda, de acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, o município confirmou o registro de 21 casos de Chikungunya, 8 casos de Dengue, sendo que 9 dos casos de Chikungunya teriam ocorrido no Loteamento Água Branca, avanço que fez com que a Secretaria de Saúde intensificasse as estratégias preventivas para reduzir a proliferação do mosquito na localidade. Durante o mutirão, os agentes realizaram visitas domiciliares, orientaram os moradores sobre os cuidados necessários e identificaram possíveis focos do Aedes aegypti, garantindo a eliminação desses criadouros.

“Nosso compromisso é com a saúde da população e, por isso, estamos reforçando as ações de combate ao mosquito da Dengue. Esse mutirão é fundamental para reduzir a proliferação do Aedes aegypti e conscientizar os moradores sobre a importância da prevenção. Pedimos que cada cidadão faça sua parte, eliminando água parada, não deixando juntar garrafas pet, pneus e materiais que possam acumular água, gerando focos do mosquito. Vamos juntos proteger nossa cidade e evitar novos casos!”, destacou o secretário de Saúde, Marlon Pereira.


Nenhum comentário: