segunda-feira, 14 de abril de 2025
André do Sintracal defende Calendário Cultural Permanente da Cultura Afro-brasileira
A criação e implementação de um Calendário Cultural Permanente da Cultura Afro-brasileira, a ser desenvolvido ao longo de todo o ano, com programação especial de eventos, atividades educativas, artísticas e culturais voltadas à valorização da herança africana presente na história e nas manifestações populares do município, foi defendida, na Câmara Municipal, pelo vereador André do Sintracal.
O calendário deverá prever a realização de uma agenda integrada de ações, com destaque para datas simbólicas, como: 20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra; 13 de Maio – Dia da Abolição da Escravidão no Brasil; 25 de Julho – Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha; entre outras datas significativas para o movimento negro e a cultura afro-brasileira.
Além das ações culturais tradicionais, como rodas de capoeira, feiras de artesanato, exposições fotográficas, apresentações musicais, oficinas de saberes ancestrais, festivais temáticos e exibição de documentários, o calendário, na avaliação do vereador André, deverá contar com a participação ativa das escolas da rede pública municipal de educação básica, que promoverão, no decorrer do ano letivo, apresentações artísticas, dramatizações, recitais, projetos interdisciplinares e atividades pedagógicas com enfoque na história e cultura afro-brasileira.
“A criação de um Calendário Cultural da Cultura Afro-brasileira no município de Jequié constitui uma medida estruturante e estratégica para a valorização da diversidade étnico-racial, o fortalecimento das identidades afrodescendentes e a promoção da equidade no acesso à cultura”, justificou.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Ufa! Até que enfim algo proposto pelo poder legislativo votado para cultura. Sugiro ao cercar nos anais da casa o projeto PROARTE .
Postar um comentário