O parlamentar explica, na indicação encaminhada através da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que atende a uma indicação oriunda da Câmara de Vereadores do município de Jequié, de autoria do vereador Ramon Fernandes, na qual busca os esforços do Governo do Estado para implementação do centro de hemodiálise.
Euclides Fernandes destaca que o município de Jequié, polo regional do Médio Rio de Contas, atende a uma vasta população de municípios circunvizinhos e já enfrenta grande demanda por serviços de saúde de média e alta complexidade. “A oferta de serviços de hemodiálise é atualmente insuficiente para suprir a necessidade da população, levando a uma sobrecarga dos centros existentes, deslocamentos frequentes de pacientes para outras cidades e longas listas de espera”, escreveu o legislador, no documento.
Ele argumentou ainda que “o tratamento dialítico exige frequência constante, o que impacta diretamente na qualidade de vida dos pacientes, principalmente os mais vulneráveis socioeconomicamente”.
Por fim, o deputado reiterou o pedido de criação de um novo centro de hemodiálise em Jequié, que, segundo ele, proporcionará maior cobertura, melhor distribuição da demanda e, principalmente, mais acessibilidade e dignidade no atendimento aos pacientes renais crônicos da região. “Trata-se de medida essencial para garantir a saúde, promovendo dignidade para os que precisam e fortalecendo a rede de atenção especializada no interior do Estado da Bahia”, concluiu Euclides Fernandes.
A nossa equipe ficou sabendo que têm pacientes internados no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), para realizar o procedimento por falta de vaga no Centro de Hemodiálise em Jequié. Aguardando que um paciente "faleça", para sobrar a vaga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário