texto rotativo

Vende-se dois terrenos no loteamento Sol Nascente. Área de 360 metros quadrados ou individual 8X20. Contato 73 9 8816-0375

Publicidade

Publicidade

Publicidade

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Governo do Estado apresenta oportunidades de negócios na Bahia para Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha

 

Encontro visa ampliar presença da Alemanha no Nordeste. Em junho deste ano, Salvador vai sediar Encontro Econômico Brasil-Alemanha


Articulações, intercâmbio de saberes econômicos e novas oportunidades de cooperação foram discutidos, nessa quarta-feira (9), entre o Governo do Estado e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK). O propósito do encontro foi ampliar a presença da Alemanha no Nordeste, na promoção de parcerias voltadas à transição energética e ao avanço tecnológico. O governo foi representado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), de Turismo (Setur-Ba) e de Meio Ambiente, além da BahiaInveste. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, recepcionou a AHK e celebrou o estreitamento da relação. “As relações econômicas e institucionais entre a Bahia e a Alemanha vêm se intensificando de forma estratégica. A construção coletiva entre os órgãos beneficia o projeto de transição energética do estado, sobretudo no fornecimento de tecnologias e eficiência da indústria alemã. A ideia é gerar uma cooperação mútua e de longo prazo.”, afirmou. 



Durante a reunião, foi discutido o Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2025, que será realizado em junho, em Salvador e contará com o apoio do Governo do Estado. O evento acontece anualmente, alternado entre os países, visando fortalecer as relações e aprofundar a parceria estratégica bilateral.

O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha no Rio de Janeiro, Jens Hürgen, destacou a importância do encontro na promoção do desenvolvimento econômico entre os países. “Juntamos todas as câmaras para dar um foco maior aos estados do Nordeste, para entender a situação na Bahia e pensar como a gente pode melhorar a cooperação entre essas câmaras no Brasil e na Bahia. Estamos levando muitas ideias para essa cooperação e para a preparação do Encontro Econômico”, disse.

No Brasil, a AHK possui três câmaras principais, em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, e tem um escritório em Curitiba, que fica ligado à Câmara de São Paulo. As câmaras atuam como associações empresariais, fazendo com que cerca das 800 empresas associadas entrem numa rede de networking mundial. Vale ressaltar que empresas associadas correspondem a aproximadamente 10% do Produto Interno Bruto Industrial do Brasil e geram mais de 250 mil empregos diretos. 

“É importante para a Setur-BA participar de encontros como esse, que geram o estreitamento das relações bilaterais entre a Bahia e a Alemanha, quinto maior mercado emissor de turistas internacionais para o nosso estado. Apresentamos o cenário atual, no qual a Bahia lidera o turismo brasileiro, com crescimento contínuo, acima da média nacional, além das potencialidades do turismo baiano. Seguimos promovendo os nossos destinos turísticos e as oportunidades de investimentos no setor”, disse a chefe de Gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito.

O superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico destacou a relevância da proximidade institucional. “Essa relação pode contribuir para incremento de investimentos de empresas alemãs na Bahia, bem como, para a abertura de mercado para empresas baianas naquele país e, por consequência, em toda a União Europeia. Nosso leque de oportunidades nos segmentos de Energias Renováveis, Indústria, Agronegócios, Mineração e tantos outros, torna a Bahia uma peça relevante neste momento de ajustes geoeconômicos globais e pode atrair investimentos bastante significativos para nosso estado”, concluiu.

Nenhum comentário: