"É com imensa indignação e tristeza que o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) de Jequié tomou conhecimento da desvalorização e falta de apoio com os povos indigenas promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo do municipio de Jequié.
O evento "Os povos indigenas de Jequié-BA existem e resistem" constitui-se como uma das ações integradas do movimento promovido pelos povos indígenas jequieense Kariri-sapuya, Tupinambá e Pataxó hähähäe, que deveria acontecer no dia 28 de abril de 2025, sendo reconhecido e apoiado pelo COMPIR e várias entidades da sociedade civil e de movimentos sociais de nossa cidade e locorregião.
Reconhecemos a importância e militância da Unidade Indigena Narrativas e Articulação de Jequié (UINAJ) e a Comunidade Indigena de Jequié (CIJ) enquanto entidades que salvaguardam os direitos e luta pela preservação, respeito e valorização das manifestações indígenas em nossa cidade.
Entendemos que a desvalorização, falta de apoio, agenda descontextualizada com os anseios dos povos indigenas, incipiência de ações e omissão por parte da Secretaria de Cultura e Turismo jequieense vem se tornado um fardo na consecução de politicas e ações voltadas para população indigena. Ressaltamos ainda que, essa falta de apoio promovido por essa Secretaria se aplica em várias areas e projetos intersetoriais de nosso municipio.
Salientamos que esse contexto de omissão se caracteriza como uma afronta aos direitos da população indigena jequieense, sobremaneira, quando entendemos que as ações promovidas por estes coletivos são o elo de coexistência e luta pelo fortalecimento, pertencimento e respeito a ancestralidade da cultura indigena em nosso território de identidade.
Assim, o COMPIR manifesta repúdio veemente a essas práticas e se coloca em defesa do direito dos povos originários. Por fim, ratificamos que, apoiar o movimento indígena não é somente se apropriar do "uso de Cocar" em ambientes públicos, mas sim, dar subsidios para que o movimento indigena permaneça organizado, forte e pujante. Respeite e valorize a agenda indigena jequieense!
O COMPIR reforça, nesse interim, nosso compromisso na luta inabalável contra o desrespeito étnico-racial e todas as suas projeções estruturais.", diz a nota do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Jequié
Nenhum comentário:
Postar um comentário