texto rotativo

Vende-se dois terrenos no loteamento Sol Nascente. Área de 360 metros quadrados ou individual 8X20. Contato 73 9 8816-0375

Publicidade

Publicidade

Publicidade

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Patrick Lopes quer incluir Inteligência Artificiar na grade curricular da Bahia


O deputado Patrick Lopes (Avante) apresentou, na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que tem como objetivo incluir a disciplina eletiva de Inteligência Artificial (IA) na grade curricular das escolas públicas da Bahia. A proposta busca preparar os estudantes para o futuro, oferecendo conhecimentos e habilidades essenciais em um mundo cada vez mais impulsionado pela tecnologia.

“A Inteligência Artificial está transformando diversos setores da sociedade, desde a indústria até a saúde e a educação. Ao introduzir essa disciplina nas escolas, a Bahia busca garantir que seus estudantes estejam preparados para aproveitar as oportunidades e enfrentar os desafios dessa nova realidade”, justificou o deputado.

No detalhamento do projeto de lei, o parlamentar solicita que a disciplina seja oferecida como eletiva para alunos do ensino fundamental e médio. O currículo abrangeria os fundamentos da IA, suas aplicações práticas, discussões sobre ética e impacto social, letramento digital e uma introdução à pesquisa científica. No documento, o parlamentar propõe a colaboração com universidades, centros de pesquisa e organizações da sociedade civil para o desenvolvimento do currículo e a oferta de recursos educacionais.

“Queremos promover a inclusão digital e o desenvolvimento de competências em programação e inteligência artificial, preparar os estudantes para as demandas do mercado de trabalho e para os desafios da sociedade contemporânea, incentivar a aplicação dessas tecnologias nas áreas de educação e formar os professores para o ensino de programação e inteligência artificial”, disse o parlamentar elencando os objetivos da proposição.

O projeto de lei agora seguirá para análise e votação na Assembleia Legislativa da Bahia. Caso seja aprovado, a Secretaria de Educação do Estado será responsável por implementar a disciplina nas escolas públicas.

Nenhum comentário: