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terça-feira, 15 de abril de 2025

Primeira professora da UnexMED Jequié a ganhar certificação internacional


A associação americana do coração é responsável pela publicação científica Diretrizes para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE), base dos protocolos de salvamento utilizados por profissionais de saúde, empresas e hospitais nos Estados Unidos e em todo mundo. Centenas de milhares de profissionais de saúde em mais de 12 idiomas já foram capacitados em RCP, primeiros socorros e treinamento cardiovascular avançado, pelos instrutores da American Heart Association (AHA). A enfermeira Ivana de Eça, doutoranda, mestra e especialista em Ciências da Saúde é a primeira professora do curso de Medicina da UnexMED Jequié a fazer parte desse seleto grupo de profissionais e é a mais nova instrutora com certificação internacional de Jequié. Um ganho não só para os alunos da UnexMED, mas para todos os moradores da cidade, que vão se beneficiar com mais essa conquista de Eça. 

Como você se sente ao ser a primeira professora da UnexMED Jequié credenciada pela AHA?

É uma honra, um orgulho; tenho uma imensa gratidão à equipe da UnexMED, aos alunos, e a todos que fizeram parte dessa trajetória. É uma grande responsabilidade manter os altos padrões da AHA e transmitir esse conhecimento com seriedade e ética. Estou empolgada com as oportunidades que virão: formar novos profissionais qualificados e contribuir, mesmo que indiretamente, para salvar vidas por meio da educação.

Quais habilidades práticas do BLS são mais desafiadoras para os alunos e como você pretende ajudá-los a superar essas dificuldades?

Realizar compressões torácicas de forma eficaz, manter a profundidade, a frequência e permitir o retorno completo do tórax; vedar corretamente a máscara e ventilar com a pressão adequada sem causar insuflação gástrica; reconhecer rapidamente uma parada cardiorrespiratória e iniciar de imediato a RCP são as habilidades mais desafiadoras. Para ajudá-los a superar essas dificuldades, pretendo utilizar estratégias pedagógicas que tornem o aprendizado dinâmico, participativo e significativo, mesmo quando se trata de um conteúdo técnico e protocolar. Minha abordagem será prática, claro, mas empática e centrada no aluno – com treinamento repetitivo e com feedback imediato – O uso de manequins com sensores de desempenho permitirá que os alunos vejam em tempo real o que precisam ajustar; pretendo fazer simulações realísticas e colocar os alunos em cenários próximos da realidade para ajudá-los a fixar os protocolos e desenvolver confiança nas suas decisões; vou criar pequenos grupos para ampliar o foco, a atenção individualizada e as oportunidades de praticar com suporte direto; farei uma reflexão pós-simulação  ou debriefing  para discutir erros e acertos de forma construtiva. Essa etapa é essencial para consolidar o aprendizado, sem julgamentos.

Como o curso aborda as atualizações das diretrizes da AHA para garantir que os alunos estejam sempre alinhados às melhores práticas?

O curso de BLS é cuidadosamente estruturado para refletir as diretrizes mais recentes da AHA (American Heart Association), que são atualizadas a cada cinco anos com base em evidências científicas e revisões sistemáticas da literatura médica. Para garantir que os alunos estejam sempre alinhados às melhores práticas, o material oficial é sempre atualizado; novos instrutores são formados com certificados e treinados nas novas diretrizes; todas as simulações e avaliações são baseadas em cenários atuais. Com essa abordagem, é possível garantir que os alunos saiam do curso preparados para aplicar técnicas seguras, eficazes e cientificamente embasadas, prontos para fazerem a diferença em situações reais de emergência.

Como o treinamento em BLS prepara os alunos para lidar com emergências fora do ambiente hospitalar?

O BLS empodera o aluno a agir em diversas situações de emergência – tanto dentro, quanto fora do ambiente hospitalar – mostrando que, mesmo sem equipamentos avançados, ele pode ser o primeiro elo na corrente da sobrevivência, usando técnicas que salvam vidas e que podem ser decisivas nos primeiros minutos críticos até a chegada de ajuda especializada, do SAMU ou dos bombeiros.

*Como sua experiência como enfermeira vai contribuir para o ensino do BLS de forma mais prática e realista?*

Minha experiência como enfermeira é uma base essencial para tornar o ensino do BLS mais prático, realista e significativo. Atuar diretamente na assistência me permitiu vivenciar situações de emergência em tempo real, o que me dá autoridade e sensibilidade para ensinar além da teoria.

Pode compartilhar um exemplo de como o BLS já foi decisivo em uma emergência durante sua atuação na enfermagem?

Um momento que nunca vou esquecer aconteceu durante um plantão noturno na emergência. Recebemos um paciente que chegou em parada cardiorrespiratória logo após dar entrada no setor. Naquele momento, cada segundo contava. Imediatamente iniciei o protocolo de BLS: identifiquei a ausência de pulso e respiração, pedi ajuda à equipe e comecei as compressões torácicas com a técnica adequada, profundidade, ritmo e retorno. Enquanto isso, outro profissional preparava o desfibrilador e iniciava a ventilação com a bolsa-válvula- máscara. A integração da equipe e a aplicação correta das manobras de RCP, exatamente como ensinados no curso de BLS — foram essenciais. Após alguns ciclos e a desfibrilação, conseguimos reverter o quadro de parada cardíaca. O paciente foi estabilizado e encaminhado para a UTI com sinais vitais restabelecidos.

Há algum recurso adicional ou prática que você recomenda para o aluno que deseja se aprofundar ainda mais no suporte básico de vida?

A revisão dos módulos fornecidos pela AHA, especialmente aqueles disponíveis após o cadastro no curso, é realmente uma excelente forma de manter o aprendizado atualizado. E, claro, a prática constante é o que realmente solidifica o conhecimento e torna as manobras automáticas em situações de emergência. Participar de momentos práticos sempre que possível vai garantir que a técnica seja realizada de forma eficaz e confiante.

Quais são os desafios e benefícios de ensinar BLS em um contexto acadêmico como o da UnexMED?

Ensinar BLS na UnexMED ou em qualquer instituição acadêmica de saúde pode ser altamente benéfico para os alunos e para a sociedade, ao aumentar a competência dos futuros profissionais de saúde em situações de emergência. Contudo, é necessário superar desafios relacionados a engajamento dos alunos e atualização contínua do conteúdo e das práticas. Com o planejamento adequado e a adaptação das metodologias de ensino, é possível aproveitar os benefícios desse tipo de treinamento e prepará-los adequadamente para salvar vidas.

Qual é o papel da UnexMED na disseminação de conhecimento sobre suporte básico de vida e outras áreas de saúde?

A UnexMED tem um papel importante na disseminação de conhecimento técnico e prático nas áreas da saúde, com foco especial em formações voltadas para profissionais e estudantes da área médica. Seu trabalho impacta diretamente a qualificação de atendimentos e a ampliação da segurança dos pacientes, especialmente em situações críticas, como emergências.

Como a formação em BLS pode impactar a comunidade de saúde em Jequié e na região?

A formação em BLS na UnexMED tem o potencial de gerar impactos significativos na comunidade de saúde em Jequié e na região do Médio Rio de Contas. Ao capacitar futuros profissionais da saúde com habilidades essenciais para o atendimento em  situações de emergência, essa formação contribui para a melhoria da qualidade do atendimento médico e para a promoção da saúde pública local.

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